Museu Municipal de Arqueologia inaugura a exposição “Abril: Memórias Cruzadas”

Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril – Dia Internacional dos Museus

O Museu Municipal de Arqueologia, em Silves, inaugura sábado, dia 18 de maio, pelas 18h00horas a exposição “ABRIL: MEMÓRIAS CRUZADAS”.

A exposição integra caricaturas da autoria do professor Augusto Marcelino, que interpretam o desenvolvimento dos acontecimentos vividos na época, alguns deles de carácter internacional, e um conjunto de depoimentos de pessoas oriundas do concelho de Silves que experienciaram a Revolução de Abril de 1974.

Numa primeira parte esta mostra apresenta um depoimento satírico constituído por 19 caricaturas, da autoria do Professor Augusto Marcelino, professor de artes visuais, publicadas imediatamente após o 25 de Abril de 1974, no Jornal a República e na Revista Sempre Fixe. As imagens interpretam o desenvolvimento dos acontecimentos vividos na época, alguns deles de carácter internacional, nomeadamente relacionados com perigos exteriores, na sua interligação com os acontecimentos nacionais pós revolução.

Numa segunda parte, em suporte audiovisual, expõe-se um conjunto de depoimentos de pessoas oriundas do concelho de Silves que viveram nessa época e experienciaram os momentos históricos que antecederam e atravessaram a Revolução de Abril de 1974, e que aceitaram, em entrevista, partilhar as suas memórias com o público em geral. A estas vozes junta-se um conjunto de documentos que ilustram, reforçam e contextualizam os acontecimentos a nível local: fotografias; recortes de imprensa e outros documentos.

O Museu Municipal de Arqueologia propõe aos visitantes uma narrativa sobre as alterações sociais e culturais que moldaram a sociedade portuguesa na viragem para a democracia.

Esta iniciativa integra o Projeto Liberdade promovido pela Rede de Museus do Algarve e inaugura no Dia Internacional dos Museus, aproveitando o ensejo para desta forma assinalar a data.

A exposição pode ser visitada até ao dia 31 de dezembro.

Esperamos por si!

Mais Artigos