Município de Vila Real de Santo António oferece livros de fichas a todos os alunos do primeiro ciclo

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António vai atribuir, de forma gratuita, no próximo ano letivo, livros de fichas aos alunos do primeiro ciclo.

A medida representa um investimento na ordem dos 35 mil euros e reafirma o compromisso do município com a educação, que é uma das suas prioridades, garantindo aos estudantes que frequentam as escolas do concelho o acesso a recursos adequados.

O apoio visa aliviar as despesas das famílias no contexto económico atual, uma vez que o custo dos livros representa um encargo financeiro significativo para muitos agregados.

Com este investimento, a Câmara Municipal facultará a todos os alunos do primeiro ciclo, desde o 1º ao 4º ano, os livros de fichas necessários para apoiar o seu processo de aprendizagem e ensino.

Para o presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Araújo, «ao investir na disponibilização dos livros de fichas aos nossos alunos do primeiro ciclo, estamos a contribuir para a promoção do sucesso educativo e a criar igualdade de oportunidades para todos».

Da mesma forma, a autarquia irá comparticipar, no ano letivo 2023/2024, a aquisição de material escolar para os alunos do 1º ciclo inseridos no 1º e no 2º escalão do abono de família.

A comparticipação tem o montante máximo de 16.00€ para os alunos integrados no 1º escalão (escalão A) e de 8.00€ para os alunos do 2º escalão (escalão B). O material escolar comparticipado pelo município de Vila Real de Santo António é apenas de desgaste, excluindo-se mochilas, estojos e lancheiras.

Os encarregados de educação poderão adquirir os livros e o material escolar em qualquer estabelecimento comercial. Deverão efetuar o pagamento dos bens adquiridos sendo, posteriormente, reembolsados pela Câmara Municipal, mediante a apresentação da(s) fatura(s) com nome e NIF do aluno.

Mais Artigos