Município de São Brás de Alportel preparar comunidade escolar para situações de emergência

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil, o Serviço Municipal de Proteção Civil de São Brás de Alportel realizou durante os meses março e abril, conjuntamente com o Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, simulacros em todas as escolas do concelho, os quais obrigaram à evacuação total dos 11 edifícios que constituem o Parque Escolar do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas, sob gestão do Município de São Brás de Alportel.

Os exercícios envolveram a participação do Agrupamento de Escolas, do Serviço Municipal de Proteção Civil, Bombeiros, do Posto Territorial da GNR, de representantes do Ministério da Educação, das unidades de Saúde Publica e Cuidados na Comunidade Alportellus e permitiram testar procedimentos e comportamentos de 1.696 alunos, professores e funcionários de todo o Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas.

A realização destas atividades tem por objetivo “testar a estrutura de segurança interna e a capacidade de resposta a emergências dos estabelecimentos de ensino” servindo este tipo de exercício para identificar eventuais necessidades de melhoria de acordo com os riscos.

Um trabalho realizado anualmente e de forma continua já há alguns anos, com elevado êxito, e que proporciona sentimento de segurança a toda a comunidade educativa.

“Este tipo de exercícios é extremamente importante pois permite à comunidade escolar testar conhecimentos e ficar mais preparada para responder de forma eficaz a ocorrências deste género. 

Um trabalho que tem ainda a mais-valia de promover a educação para o risco no âmbito da proteção civil, junto das nossas crianças e jovens”, afirma o Presidente da Câmara Municipal, Vitor Guerreiro.