Município de São Brás de Alportel lança Programa de Bolsas Artísticas Solidárias

No âmbito das políticas sociais do Município, na continuidade da criação de novas respostas ao encontro das necessidades da comunidade, e tendo por base a valorização das artes enquanto veículo de inclusão e coesão social, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel lançou um novo programa: as Bolsas Artísticas Solidárias que vão apoiar, a partir do próximo ano letivo 2024/2025, jovens oriundos de famílias mais vulneráveis no desenvolvimento da sua formação artística.

Artes visuais, dança, teatro, cinema, música e outras áreas de formação cultural desenvolvidas por entidades locais e por outras entidades regionais que promovam atividades não disponíveis no concelho são as áreas abrangidas por estas bolsas.

As candidaturas abrem em setembro e podem ser apresentadas por jovens dos três aos 25 anos, residentes no concelho.

Anualmente, a Câmara Municipal lançará novo concurso, estabelecendo o número de bolsas a apoiar. O período de candidaturas será anunciado nos locais de informação pública e dos meios de divulgação do Município. As candidaturas serão formalizadas no Centro de Apoio à Comunidade.

A iniciativa do Município de São Brás de Alportel conta com a parceria do grupo de beneficência Helping Hands Algarve que conjuntamente com o Rotary Club Estoi de Palace International estabeleceram um acordo para apoio anual a esta iniciativa, em sintonia com o seu trabalho solidário, firmado a 6 de junho, pelo presidente da Helping Hands Algarve, Richard Brice, na presença do presidente do Rotary Clube de Estoi de Palace International, Richard Thorpe.

Uma iniciativa em plena harmonia com os princípios de ação do Município de São Brás de Alportel na área da promoção da igualdade de direitos e oportunidades para todos e que se constitui uma nova resposta social nascida do trabalho conjunto entre as áreas da educação, juventude, cultura e solidariedade.