Município de Lagoa felicita a Quinta da Penina pelo prémio alcançado no Concurso Cidades do Vinho 2023

O Município de Lagoa felicita a Quinta da Penina pela Medalha de Ouro alcançada com o vinho tinto “Quinta da Penina – Negra Mole”, no Concurso Cidades do Vinho 2023.

Realizou-se, entre os dias 5 e 7 de maio, no Museu do Vinho de S. João da Pesqueira, a terceira edição do Concurso Cidades do Vinho, tendo os resultados do mesmo sido publicados ontem, onde consta o prémio de medalha de ouro atribuído ao vinho tinto “Quinta da Penina – Negra Mole”, vinho produzido no concelho de Lagoa.

O Quinta da Penina – Negra Mole é um vinho da casta autóctone do Algarve e este prémio vem demonstrar, mais uma vez, o excelente trabalho que está a ser desenvolvido pelos produtores de vinho e pela Comissão Vitivinícola do Algarve na produção de vinhos de qualidade que são, cada vez mais, reconhecidos e premiados.

A casta Negra Mole é uma casta única no mundo e exclusiva do Algarve. É uma casta típica associada à região do sul do país porque só existe em quantidade no Algarve e é a segunda casta portuguesa mais antiga.

O Concurso Cidades do Vinho é único em Portugal porque promove os vinhos associados ao seu território. Os municípios juntam-se aos vitivinicultores para, em conjunto, atuarem como promotores dos vinhos dos seus territórios. O concurso é uma organização conjunta da Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal, da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) que, este ano, teve o Município de São João da Pesqueira como anfitrião.

A terceira edição do concurso decorreu na região do Douro — Cidade Europeia do Vinho 2023, no Museu do Vinho de São João da Pesqueira, no entanto, é de realçar que a primeira edição do concurso, no ano de 2021, decorreu na cidade de Lagoa.  

“Quero felicitar a Quinta da Penina, um produtor do concelho de Lagoa, pelo prémio obtido. Demonstra bem a qualidade do trabalho que está a ser realizado na região do Algarve e no nosso concelho. Aproveito, também, para felicitar o produtor algarvio, Herdade Barranco do Vale, pelas duas medalhas obtidas,” afirmou Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa.

Mais Artigos