Município de Faro promoveu bootcamp “Faro Next Generation”

Iniciativa realizada com o apoio da Dypall Network visou capacitar jovens do concelho para o empreendedorismo e desenvolvimento de ideias de negócio inovadoras

O Município de Faro promoveu, nos passados dias 17 e 18 de maio, com o apoio da Dypall Network, o bootcamp “Faro Next Generation”, uma iniciativa que visou capacitar jovens para desenvolverem ideias de negócios inovadoras e proporcionar-lhes as ferramentas para transformarem essas ideias em realidade.

O evento teve início manhã de sexta-feira com a partida dos jovens alunos das escolas Tomás Cabreira e Pinheiro e Rosa para a Pousada da Juventude de Lagos, tendo-se seguido a receção dos alunos e uma sessão de abertura onde a nota de destaque foi a importância do empreendedorismo jovem para o futuro da região. Seguiram-se várias dinâmicas de integração, em que os jovens aproveitaram para se conhecer e participaram as primeiras ideias.

Durante a tarde de sexta-feira, o Espaço Jovem de Lagos recebeu os workshops, que contaram com mentores experientes e se focaram no desenvolvimento das ideias de negócios. Neste momento, os jovens foram orientados sobre como identificar problemas reais, criar soluções inovadoras e desenvolver modelos de negócios viáveis. O trabalho em grupo e espírito de colaboração permitiu que os participantes pudessem aplicar os conhecimentos adquiridos e aprofundassem as suas ideias.

A manhã de sábado serviu para que os jovens preparassem as suas apresentações finais, com orientação e feedback contínuo dos mentores. Os projetos acabaram por ser apresentados no sábado à tarde pelos vários grupos de jovens, demonstrando estes grande criatividade e capacidade de inovação.

O bootcamp “Faro Next Generation” revelou-se uma experiência enriquecedora para todos, promovendo não só o desenvolvimento de competências empreendedoras, mas também a criação de laços entre os jovens participantes.

O Município de Faro congratula-se com o sucesso desta iniciativa e continua empenhado em apoiar e incentivar o empreendedorismo jovem, acreditando que iniciativas como esta são cruciais para o desenvolvimento sustentável e inovador da nossa comunidade, em particular dos mais jovens.