Município de Albufeira garante férias com muita brincadeira e diversão às crianças e jovens do concelho

Depois de mais um ano letivo de trabalho intenso para milhares de crianças e jovens, finalmente chegaram as férias de verão. “É a pensar neles e nos pais, que nesta altura do ano estão a trabalhar, por vezes com horários alargados e sem ter com quem deixar os filhos, que todos os anos o Município de Albufeira organiza vários programas de ocupação de tempos livres com atividades diversificadas”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo. Há programas para todos os gostos: as Férias GAJ (1 de julho a 23 de agosto); Férias de Verão, na EB2,3 Dr. Francisco Cabrita (1 de julho a 30 de agosto); no Arquivo Histórico (1 a 5 de julho), na Biblioteca Municipal Lídia Jorge (2 a 26 de julho) e o Verão Desportivo, a decorrer em várias praias do concelho durante os meses de julho, agosto e setembro.

À semelhança do que acontece todos os anos, o Município de Albufeira organizou um conjunto diversificado de programas de ocupação de tempos livres destinados aos alunos do concelho dos vários graus de ensino. “É que depois de um intenso ano letivo há que por a brincadeira em dia, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo.

O projeto “Férias de Verão GAJ 2024”, do Gabinete da Juventude do Município decorre entre os dias 1 de julho e 23 de agosto. O programa divide-se em duas vertentes etárias: “Juventude em Ação”, destinado a jovens dos 13 aos 18 anos de idade, e ”Infantis em Ação” dos 10 aos 12 anos. A programação deste ano, bastante atrativa e variada divide-se em quatro quinzenas (1.ª – 1 a 12 de julho; 2.ª – 15 a 26 de Julho; 3.ª – 29 de Julho a 9 de Agosto e a 4.ª – 12 a 23 de Agosto). Refira-se que a maior parte das atividades decorre entre as 09h00 e as 17h00. Para os mais crescidos, o programa contempla idas a parques aquáticos, jeep safari, passeios de barco, entre outras iniciativas. Já o programa destinado aos mais novos, para além dos parques aquáticos, inclui brincadeiras num parque de trampolins, workshops de culinária, ritmos e malabarismos e outras atividades muito divertidas.

De 1 de julho a 30 de agosto, entre as 8h30 e as 18h00, realiza-se o programa “Férias de Verão”, na EB2,3 Dr. Francisco Cabrita, destinado a crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico, que frequentem as aulas no concelho de Albufeira, cujos pais se encontrem a trabalhar sem alternativas onde possam deixar os filhos em segurança. “Para estas crianças, o programa integra um conjunto de atividades lúdicas e pedagógicas, que garantem o acompanhamento e diversão dos alunos e a tranquilidade dos pais. Trata-se de um programa extramente importante num concelho que vive essencialmente do turismo, o que implica nesta altura do ano, o aumento do número de horas de trabalho, por vezes, pelos dois elementos do casal”, destaca Cláudia Guedelha, vereadora responsável pelo pelouro da Educação. Refira-se que neste ano de 2024, o projeto dá resposta a 750 crianças em simultâneo, abrangendo um universo de 1200 crianças.

As manhãs começam com atividades desportivas no recinto da escola, em alguns equipamentos desportivos e na praia, com sup, surf, capoeira, natação, hip hop, basquet, futebol, ginástica acrobática, jogos de praia e muito mais. No período da tarde há cinema, jogos tradicionais, expressão plástica e artes visuais, bem como atividades pedagógicas e culturais no Centro Educativo do Cerro do Ouro e na Escola de Trânsito.

“Férias de Verão”, na Escola EB2,3 Dr. Francisco Cabrita, “é um programa que pretende ocupar os tempos livres dos mais pequeninos de forma lúdica e responsável, com vista a que as crianças se divirtam e, simultaneamente, aprendam de forma divertida, fora do contexto escolar”, conclui a autarca.