Município de Albufeira celebrou o Dia Mundial do Ambiente

Este ano o Município de Albufeira celebrou o Dia Mundial do Ambiente com um programa destinado aos mais pequeninos que contou com a participação de aproximadamente duas centenas de crianças. Uma linda gota de água, a mascote das comemorações de 2023, acolheu e acompanhou os alunos ao longo de todo o programa que incluiu o espetáculo “Hocus Pocus – Vamos Salvar o Planeta”, uma exposição com materiais reutilizados sobre a temática do ambiente, uma ação de sensibilização com uma visita a um autocarro elétrico e a colocação da “Árvore Bífida” em frente ao Auditório, uma obra de arte resultante do projeto “LIXARTE – Transformar o Lixo em Arte”; um projeto de intervenção nascido no Algarve, que junta arte e ativismo por justiça climática. O projeto contempla a limpeza de praias, rios e ribeiras para posterior elaboração de peças de arte com os materiais recuperados: o objetivo passa por promover a sensibilização de crianças e jovens para a quantidade de lixo presente nas nossas praias, mas também para a quantidade de plástico que utilizamos e o que podemos fazer para reduzir a nossa pegada ecológica.

O Dia Mundial do Ambiente é celebrado a 5 de junho desde 1974, envolvendo governos, empresas, escolas, associações culturais e desportivas e cidadãos em geral em torno das questões ambientais, que cada vez são um assunto mais premente para a sobrevivência das espécies e do nosso próprio planeta.

Este ano de 2023 comemora-se o 50º aniversário do Dia Mundial do Ambiente, sob o lema Combata a Poluição Plástica, promovido pelo programa das Nações Unidas para o Ambiente, que apela a soluções globais para combater a poluição provocada por plásticos.

À semelhança do que acontece todos os anos, o Município de Albufeira organizou um programa que envolveu a participação de aproximadamente duas centenas de crianças, nomeadamente alunos das escolas EB1 da Correeira, EB1 das Sesmarias e EB1 dos Caliços.

À chegada ao Auditório Municipal, onde decorreu o programa, os alunos foram recebidos por uma linda Gota de Água, a mascote do Município de Albufeira para as comemorações do Dia Mundial do Ambiente 2023, em alusão ao grave problema de falta de água que o País e o Mundo atravessam.

O programa começou com o espetáculo “Hocus Pocus – Vamos Salvar o Planeta”, uma peça dirigida aos mais pequeninos sobre a Sustentabilidade Ambiental com ênfase nas questões do lixo e da poluição, na necessidade de Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar e Recusar, no ciclo da água e na necessidade de eliminar o desperdício e evitar a sua poluição, porque “só há um planeta que é a nossa casa e que precisamos defender”, foi a mensagem que o Município pretendeu transmitir às futuras gerações.

No foyer do Auditório, esteve patente uma exposição de algumas peças de arte produzidas pelos alunos, através da reutilização de materiais, alusivas à temática do ambiente. No exterior, em frente aos Paços do Concelho, foi colocado um autocarro elétrico, que os alunos puderam visitar.

Refira-se que mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas a cada ano, metade das quais de uso único. Desse total, menos de 10% é reciclado, estimando-se que 19 a 23 milhões de toneladas acabam em lagos, rios e mares, sendo urgente encontrar soluções inovadoras rapidamente, sublinha o vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira, responsável pelo pelouro do Ambiente e do Mar. Cristiano Cabrita “chama a atenção para o grave problema dos microplásticos” nos alimentos, na água e no ar, com impactos graves no ambiente e na saúde da população. “A defesa do Ambiente é uma responsabilidade que é de todos”, afirma o autarca, sublinhando “que se deve começar a falar e a sensibilizar para as questões do Ambiente logo nos primeiros anos de escolaridade”, com recurso a ações de sensibilização, jogos, brincadeiras que abordem a temática de forma lúdica mas séria, peças de teatro, plantação de árvores, visitas a espaços de interesse ambiental, entre outras iniciativas que têm por objetivo informar e alterar comportamentos em prol de um futuro mais sustentável. “O Planeta é a nossa casa, que precisamos defender com a alteração de comportamentos e a implementação de medidas de sustentabilidade em prol das novas gerações”, concluiu.