Município de Albufeira celebra o Dia Internacional dos Museus com diversas ações

No próximo sábado, 18 de maio, celebra-se o Dia Internacional dos Museus, este ano sob o tema “Museus para a Educação e Investigação”. Para assinalar a data, o Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira vai ter as portas abertas para visitas gratuitas, das 09h30 às 24h00, e uma programação diversificada a pensar em todos os que aqui vivem e naqueles que nos visitam. “Oficina do Escrivão” para crianças, observação astronómica com Oleh Malyi e o concerto de João Galante, são os grandes destaques do evento. A entrada é livre. A não perder!

O Município de Albufeira assinala as Comemorações do Dia Internacional dos Museus, que anualmente se celebra a 18 de maio, com entradas gratuitas no Museu Municipal de Arqueologia. Sob o tema “Museus para a Educação e Investigação”, o Município preparou um programa diversificado, com o objetivo de envolver e cativar a comunidade e as famílias albufeirenses.

No dia 18 de maio, residentes e turistas são convidados a visitar o Museu Municipal de Arqueologia, com entrada gratuita, das 09h30 às 24h00, podendo conhecer o espólio concelhio, um retrato da história local desde as suas origens mais remotas até ao século XVII. 

No mesmo dia, os pequeninos mais curiosos vão poder visitar a “Oficina do Escrivão”. As crianças até aos 6 anos de idade vão ter a oportunidade de descobrir o mundo da escrita antiga, numa iniciativa promovida pelo Arquivo Histórico. A atividade realiza-se às 18h00 e está limitada a 20 participantes. Desta forma, os interessados devem inscrever-se até às 16h00 do dia 17 de maio, através do email sed@cm-albufeira.pt ou por telefone: 289 599 508.

A partir das 20h00, os entusiastas da astronomia vão deliciar-se com mais uma experiência inesquecível. Com o apoio de Oleh Malyi, vai ser possível observar o céu de Albufeira através de telescópios disponíveis no local, proporcionando uma atividade educativa e formativa aos participantes.

A programação do dia termina com o concerto de João Galante. O artista local conhecido pela sua sonoridade voltada para o Jazz e Blues atua no Museu Municipal de Albufeira, às 21h30. A entrada é livre mediante a lotação da sala.

O presidente do Município de Albufeira, José Carlos Rolo, manifestou o seu maior agrado e satisfação na organização de mais uma edição das Comemorações do Dia Internacional dos Museus, destacando “a importância e relevância dos museus na promoção da educação, da cultura e da investigação”. 

Refira-se que desde 1977 que esta data é dedicada à sensibilização do público para o papel crucial que os museus desempenham no desenvolvimento cultural e educativo da sociedade.