Ministra da Coesão Territorial visitou obras da Ciclovia que liga Castro Marim à Praia Verde

Acompanhada pelo executivo da Câmara Municipal de Castro Marim, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, visitou ontem, em Castro Marim, a execução da Ciclovia da E.M. 125 – 6, uma obra financiada pelo PO CRESC Algarve 2020, cofinanciada a 90% pelo FEDER, no âmbito do PAMUS (Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável).

 

Com alguns problemas de concretização, nomeadamente da parte do empreiteiro em garantir alguns fatores de produção, foi agora firmado o compromisso de executar o máximo possível até ao dia 31 de dezembro, para garantir a maior elegibilidade possível no financiamento, que era precisamente o desígnio da agenda da ministra Ana Abrunhosa, num périplo de dois dias pela região do Algarve, para garantir que o CRESC Algarve vai ser executado na sua plenitude.

 

Com uma extensão de cerca de 5km, esta ciclovia ligará a vila de Castro Marim à Praia Verde, um investimento de cerca de 900 mil euros. Teria sido desejável que a rotunda da Praia Verde fosse feita em simultâneo pelas Infraestruturas de Portugal, atendendo a que o remate da ciclovia é precisamente pensado em conformidade com o projeto da rotunda, mas, apesar de todos os apelos, o desígnio nunca se concretizou.

 

Este é o 2º troço de um projeto integrado de sustentabilidade ambiental que o Município de Castro Marim promove como Triângulo Verde: Vila Real de St. António – Castro Marim – Praia Verde. A ciclovia que fechará o circuito será um troço da Ecovia do Litoral e do EuroVelo, promovida pela CCDR – Algarve e pela AMAL. Recentemente concluída foi a Iluminação Solar da Ciclovia da Lezíria, que é o 1º troço do Triângulo Verde, enquadrado também no PO CRESC Algarve 2020, no âmbito do plano de ação PADRE, aprovado para o Baixo Guadiana na operação READY, apoiada por Portugal e União Europeia, cofinanciado a 70% pelo FEDER.

 

A criação de novas infraestruturas cicláveis enquadra-se nas políticas ambientais e de sustentabilidade do Município de Castro Marim, que tem estado a trabalhar também na senda da descarbonização e da eficiência energética.