Maria da Conceição, a portuguesa que soma mais primaveras celebra aniversário ao lado de conterrâneo super centenário Joaquim Varela

Em São Brás de Alportel vivem 2 dois dos quatro super-centenários do País. Juntos totalizam uns impressionantes 223 anos de história!

São Brás de Alportel prepara-se para viver um momento simbólico e profundamente inspirador no próximo dia 22 de dezembro, pelas 15h00, com a celebração dos 113 anos de Maria da Conceição, a mulher mais idosa de Portugal. A comemoração terá lugar no Lar de Terceira Idade da Santa Casa da Misericórdia, onde reside, e contará com a presença de outro super-centenário residente concelho, Joaquim Varela, de 110 anos.

Conhecida carinhosamente por “tia-menina”, Maria da Conceição nasceu a 22 de dezembro de 1912, dois anos antes da fundação do concelho de São Brás de Alportel. É um testemunho vivo de mais de um século de história, tendo atravessado profundas transformações sociais, culturais e económicas em Portugal e no mundo. Na instituição onde vive, é afetuosamente tratada por “Rainha”, conquistando todos com o seu espírito sereno, a sua lucidez e as memórias cheias de sabedoria que partilha.

Este ano, a celebração dos 113 anos ganha um significado ainda mais especial com a presença de Joaquim Varela, outro exemplo notável de longevidade e resiliência. Nascido a 13 de maio de 1915, Joaquim Varela é conhecido como o “Lavrador do Vale Vistoso” e dedicou toda a sua vida ao trabalho no campo, à agricultura e à criação de gado. Casou aos 25 anos com Augusta, com quem construiu uma família numerosa, criando seis filhos. Hoje, é pai, avô e bisavô, com uma descendência que atravessa quatro gerações.

Ambos os super-centenários foram homenageados na Festa dos Centenários, uma iniciativa promovida pelo Município de São Brás de Alportel e pela Santa Casa da Misericórdia. Um momento marcante que celebrou vidas feitas de trabalho, coragem, afeto e humanidade, e que agora pode ser recordado através de um vídeo evocativo dessa iniciativa.