Mais de uma tonelada e meia de haxixe apreendida a Sul de Portugal e detidos seis homens, de nacionalidades marroquina e espanhola

Produto estupefaciente estava acondicionado em 46 fardos. Os suspeitos, tripulantes de uma embarcação de alta velocidade, também apreendida pelas autoridades, têm idades compreendidas entre os 21 e os 48 anos.

Um comunicado da Autoridade Marítima Nacional revela que, na sequência de uma operação conjunta em que participaram operacionais desta entidade, da Marinha Portuguesa e da Força Aérea, durante a madrugada de 07 de Setembro de 2023 (quinta-feira), em águas internacionais, a cinquenta milhas náuticas (aproximadamente 93 quilómetros) a sudoeste de Portugal, foram apreendidos “46 fardos e haxixe, seis jerricans de combustível” e “uma embarcação de alta velocidade”, e detidos “seis tripulantes”, homens, de nacionalidades marroquina e espanhola, com idades compreendidas entre os 21 e os 48 anos.

Os suspeitos acabaram por ser encaminhados para terra e sujeitos aos necessários procedimentos tendentes às suas identificações e consequentes formalismos de tramitação legal, acrescenta o comunicado da Autoridade Marítima Nacional, enviado aos órgãos de comunicação, após o que serão presentes aos órgãos competentes judiciais.

Os meios que participaram nesta operação

Esta operação envolveu “dois meios náuticos, um operado pela Polícia Marítima e outro por fuzileiros”, além de “um navio da Marinha e uma aeronave da Força Aérea” Portuguesa.

No Algarve, desde o início deste ano, já foram apreendidas trinta e duas embarcações de alta velocidade, com cerca de 33 toneladas de produto estupefaciente, e detidos 78 indivíduos

Desde o início de 2023, a Autoridade Marítima Nacional, a Marinha e a Força Aérea têm levado a efeito, continuamente, missões de combate ao narcotráfico no Algarve, de que já resultou a detenção de 78 pessoas, a apreensão de 33 toneladas de droga e de trinta e duas embarcações de alta velocidade, utilizadas no transporte de produto estupefaciente, refere, ainda, o comunicado.

José Manuel Oliveira