Mais de 13.000 alunos de Portimão participaram no programa municipal “A Escola e os riscos… Preparar para proteger!”

Durante o ano letivo 2023/2024, a comunidade escolar foi sensibilizada para diversas áreas ligadas à proteção civil e incitada à partilha de valores e ideais de resiliência.

Iniciado em outubro do ano passado, o programa municipal de sensibilização “A Escola e os Riscos… Preparar para Proteger!” realizou ao longo do ano letivo 2023/2024 diversas ações de sensibilização nas escolas do ensino público e privado do concelho de Portimão, além de visitas de estudo ao quartel do Corpo de Bombeiros, onde está instalado o Centro Municipal de Emergência e Proteção Civil de Portimão.

Atividade implementada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Portimão em 2014, e que tem sido um sucesso em toda a sua extensão, no presente ano letivo realizaram-se 229 ações de sensibilização, que abrangeram mais de 13.000 alunos e cerca de 600 docentes e não docentes, desde o ensino pré-escolar ao secundário, e do ensino público ao privado.

As ações de sensibilização efetuadas foram adaptadas a cada nível de ensino, tendo abordados aspetos como a utilização do número 112, o pedido de socorro, as matérias perigosas, os riscos naturais e tecnológicos da região, o suporte básico de vida, os riscos ferro-rodoviários e a defesa da floresta contra incêndios, sem esquecer a realização de exercícios em algumas escolas.

Para o sucesso deste projeto, o SMPC contou com os apoios do Gabinete Técnico Florestal e da Equipa de Sapadores Florestais do Município, do Corpo de Bombeiros de Portimão, da Cruz Vermelha Portuguesa e da Infraestruturas de Portugal, bem como da Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana e Autoridade Marítima Nacional, visando consciencializar e capacitar os alunos para uma maior resiliência e capacidade de resposta, caso confrontados com alguma situação adversa.

A nível de exercícios à escala real, merecem destaque a participação no Exercício Internacional NEAMWave’23 e na 11.ª edição do exercício nacional “A Terra Treme”.

A 6 de novembro de 2023, através do Exercício Internacional NEAMWave’23, foi testada a resposta à eventual ativação do sistema de alerta precoce para tsunamis, com a evacuação em tempo real de 95 figurantes (alunos da Escola Básica e Secundária da Bemposta e da Escola Secundária Poeta António Aleixo) da Praia da Rocha e respetiva deslocação para uma Zona de Concentração e Irradiação (ZCI).

Já a 14 de novembro de 2023, a participação na 11.ª edição do exercício nacional “A Terra Treme”, que se realizou na maioria das escolas do concelho, contou com o acompanhamento presencial de elementos do SMPC e dos Bombeiros de Portimão nas ações levadas a cabo pela Escola Básica e Secundária da Bemposta, Escola Básica 2,3 Professor José Buísel, Escola Básica da Pedra Mourinha e na Escola Básica da Coca-Maravilhas, onde estiveram envolvidos mais de 2500 participantes.

No próximo ano letivo, o SMPC de Portimão irá manter o programa municipal de sensibilização “A Escola e os Riscos… Preparar para Proteger!”.

O objetivo é ultrapassar a barreira de uma década caracterizada por atividades em prol da sensibilização e informação a todo o universo escolar do concelho, nas temáticas da proteção civil e da partilha de valores e ideais de resiliência junto da comunidade estudantil, no sentido intrínseco de que os jovens sejam transmissores dos conhecimentos adquiridos.