Loulé reedita centro de saúde das brincadeiras

Nos dias 14, 15 e 16 de maio, os alunos do 1º ano do 1º ciclo do ensino básico dos agrupamentos escolares do concelho de Loulé participaram em mais uma edição do Centro de Saúde das Brincadeiras, iniciativa que nasce da parceria entre a Câmara Municipal de Loulé e a ULS – Unidade Local de Saúde do Algarve, E. P. E. (Centro de Saúde de Loulé).

O Centro de Saúde das Brincadeiras é um projeto de educação para a saúde, que nasce como um projeto de prevenção primária, multidisciplinar e interinstitucional, que assenta na intervenção junto das crianças, com o envolvimento da comunidade, profissionais da saúde e da educação, e que pretende garantir cuidados de proximidade, fomentando uma cultura de humor no relacionamento e de valorização interpessoal com os cidadãos.

Assim, nestes dias realizaram-se visitas interativas aos diferentes serviços do Centro de Saúde, para dar a conhecer os cuidados de saúde existentes, numa perspetiva positiva e de proximidade, promovendo o exercício de uma cidadania ativa e saudável.

Pretendeu-se que esta fosse uma experiência positiva, pelo que as crianças tiveram a oportunidade de trazer os seus bonecos “hipoteticamente doentes” à consulta, e num jogo simbólico, os bonecos/”pacientes” foram atendidos por todos os serviços existentes no Centro de Saúde.

Pretendeu-se, desta forma, desdramatizar os diferentes medos associados às instituições de saúde (como é o caso da bata branca, das seringas, do dentista…). “É desconstruir a realidade sem a encobrir”, considera a organização.

No início da visita, cada criança recebeu um Passaporte com a identificação e informação de todos os serviços de saúde, que teve posteriormente a oportunidade de visitar.

A visita interativa iniciou-se com um acolhimento realizado pelos Doutores Palhaços, da Operação Nariz Vermelho, fomentando a importância do humor na prestação de cuidados de saúde, seguindo-se todos os serviços que o Centro de Saúde dispõe para as crianças: Secretariado; Consultas de Saúde Infantil (Médico e Enfermagem); Vacinação; Saúde Escolar; Nutrição; Terapia Ocupacional; Terapia da Fala; Fisioterapia/Reabilitação; Radiologia; Saúde Oral; Psicologia; Cantinho da Amamentação e Gabinete do Cidadão.

O evento contou ainda com a participação ativa dos Bombeiros Municipais e da Equipa da Escola Segura da Guarda Nacional Republicana de Loulé.

“É uma alegria imensa ver estas crianças a perderem todos os receios em relação aos serviços de saúde e a quem neles trabalha. Estamos a contribuir para desconstruir esses estereótipos que estes pequenos cidadãos têm em relação a pessoas (médicos e enfermeiros) e a estes serviços. Em mais uma edição, esta iniciativa revestiu-se de um enorme sucesso já que conseguimos mudar a forma de encarar a Saúde”, referiu a vereadora da Ação Social, Saúde e Educação da Câmara Municipal de Loulé, Ana Machado.

Esta parceria tem sido “muito profícua”, uma vez que este evento permite “ensinar de forma lúdica a saúde, ajudando a desmistificar os receios das crianças e por conseguinte chegar às suas famílias”. “Tem sido uma mais-valia, muito gratificante para os nossos profissionais realizar este trabalho junto dos mais pequenos”, salientou Rubina Correia, diretora clínica para a área dos Cuidados de Saúde Primários da Unidade Local de Saúde do Algarve.

De referir Centro de Saúde das Brincadeiras teve, uma vez mais, como objetivos gerais  garantir a equidade na saúde, humanizar os serviços de saúde, melhorar a saúde das crianças, através do seu empoderamento, responsabilizar para a importância da adoção de estilos de vida saudáveis, aumentar a literacia em saúde, fomentar novas formas de relacionamento interpessoal e uma cultura de humor nos cuidados, aumentar o interface entre o Centro de Saúde e a comunidade e construir alianças com entidades públicas, privadas, não governamentais e sociedade civil.