Loulé – Nove detidos e cinco identificados por furto de alfarroba

O Comando Territorial de Faro, através dos Postos Territoriais de Loulé e Salir, nos dias 31 de agosto e 1 de setembro, deteve em flagrante nove homens e identificou outros cinco, com idades compreendidas entre os 17 e os 38 anos, e apreendeu 150 quilos de alfarroba, nas localidades de Salir e Boliqueime, no concelho de Loulé.

Na sequência de denúncias de furtos de alfarroba em terrenos agrícolas, os militares da Guarda deslocaram-se aos locais e detetaram os suspeitos em flagrante a procederem à apanha de alfarroba. Após diligências policiais foi possível apurar-se junto dos proprietários dos terrenos que os indivíduos não tinham autorização para apanhar as alfarrobas, culminando na sua detenção.

Na primeira situação, no dia 31 de agosto, os militares do Posto Territorial de Salir detiveram três homens, na localidade de Besteiros – Salir, e apreenderam 105 quilos de alfarroba.

Na segunda situação, já no dia 1 de setembro, os militares do Posto Territorial de Loulé detiveram os outros seis homens e aprenderam 45 quilos de alfarroba.

Em ambas as situações os detidos foram constituídos arguidos, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Loulé.
No dia 1 de setembro, foram ainda identificados outros cinco indivíduos a furtar alfarroba, tendo a mesma sido entregue ao seu legítimo proprietário.

A GNR tem reforçado o policiamento e a fiscalização relativamente à apanha e comércio de alfarroba durante o período da campanha da sua apanha, com o propósito de prevenir a ocorrência de crimes de furto de alfarroba, bem como dissuadir e reprimir eventuais práticas criminosas nos campos agrícolas.