Loulé celebra semana do município com inauguração do edifício do inem algarve e atividades culturais

Um programa repleto de iniciativas socioculturais e desportivas, a habitual sessão solene e a inauguração das novas instalações do INEM e do CODU na região algarvia são as propostas do programa comemorativo da Semana do Município de Loulé, que se assinala entre os dias 4 e 12 de maio.

Já este sábado, 4, regressa a Feira Social que reúne as diversas IPSS, escolas e associações sob o lema da “Diversidade Cultural para o Diálogo e Desenvolvimento”. Exposições, música, arte, dança, desporto e algumas atividades para os mais novos preenchem o certame (a partir das 9h00), na Cerca do Convento do Espírito Santo.

À noite, o Cineteatro Louletano conta com um convidado de luxo: Lloyd Cole, ícone da pop britânica da década de 80 e 90, sobe ao palco às 21h00 para um espetáculo acústico que faz parte da digressão internacional “On Pain” que o traz a Portugal.

Mais de uma centena de empresas do concelho de Loulé vão ser distinguidas com os Prémios IAPMEI, numa cerimónia que acontece a 6 de maio, pelas 18h00, na Cerca do Convento. É também neste local que os funcionários da Câmara Municipal de Loulé com 25 e 35 anos de serviço vão ser reconhecidos com a atribuição de uma medalha, no dia 7, pelas 18h00.

Na quarta-feira, 8, às 18h00, o Cineteatro recebe a apresentação final do projeto ITER HUMANITATIS, que junta dança e ambiente, reunindo em palco uma turma do 4º ano da Escola Nº4 de Loulé, utentes da Associação UNIR, elementos da Companhia de Dança Sénior de Loulé, alunos do Estúdio da Bordeira e da Associação de Músicos de Faro.

Na Quinta-Feira de Ascensão, 9 de maio, assinala-se o feriado municipal. O Dia do Município arranca pelas 9h30, com o hastear da bandeira em frente aos Paços do Concelho. Na Cerca do Convento tem lugar, a partir das 10h00, a sessão solene, com os habituais discursos dos presidentes da Câmara, Vítor Aleixo, e da Assembleia, Carlos Silva Gomes. Momento para um balanço das atividades realizadas, obras em curso e projetos futuros.

Às 11h00, vai ser entregue o Grande Prémio de Crónica e Dispersos Literários, iniciativa da Autarquia de Loulé e da Associação Portuguesa de Escritores. Este ano a grande vencedora é Dulce Maria Cardoso, com o segundo volume de “Autobiografia não autorizada”.

Para a tarde está reservado um dos momentos altos do programa. A partir das 16h00, a Festa da Espiga, em Salir, traz as tradições agrícolas desta terra no tradicional desfile etnográfico pela principal artéria da vila. De referir que a Festa prolonga-se até sábado, e contará com concertos com José Malhoa (9 de maio), Dino D’Santiago (10 de maio) e Sara Correia (11 de maio).

A sexta-feira, dia 10, fica marcada pela inauguração do edifício do INEM e CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes), um investimento de perto de 1,8 milhões de euros que vai “devolver” este serviço à região algarvia. A sessão inaugural, às 15h30, será presidida pela Ministra da Saúde, Ana Paula Martins.

Pelas 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Município celebra um protocolo com a Direção-Geral do Consumidor.

A noite faz-se ao som da Orquestra de Jazz do Algarve que dará um concerto de entrada livre, na Cerca do Convento.

Miúdos e graúdos participam nas atividades propostas no “Bora Lá ao Parque”. Das 10h00 às 17h00 de sábado, em cada recanto do Parque Municipal de Loulé, acontecem iniciativas pedagógicas, culturais e desportivas para os mais novos e suas famílias, em ações que pretendem também promover esse encontro intergeracional e o espírito comunitário.

Segue-se a apresentação de duas obras, na Cerca do Convento: pelas 15h00, o livro de fotografias sobre os “Dias na Diocese” em Loulé, evento que aconteceu de 26 a 31 de julho de 2023; e pelas 16h30, a edição monográfica dos Banhos Islâmicos e Casa Senhorial dos Barretos, no pátio dos Banhos Islâmicos.

No Cineteatro Louletano, o jornalista e escritor Luís Osório protagoniza o espetáculo criado a partir do seu livro homónimo, ao mergulhar na história recente de Portugal convocando ao palco memórias de figuras notáveis como Mário Soares, José Saramago, Amália Rodrigues e tantos outros. O espetáculo acontece às 21h00.

A Semana do Município encerra no domingo, 12 de maio. Durante a amanhã é reeditada a iniciativa “Bora lá à Piscina”, com muitas atividades e brincadeiras, nas Piscinas Municipais de Loulé e Quarteira. E, para fechar com chave de ouro esta programação, o Cineteatro Louletano recebe, pelas 17h00, a apresentação final do Festival MED’24. Neste momento, além do anúncio de todo o cartaz, haverá um concerto com o projeto Lá no Xepangara, a homenagem lusófona a José Afonso. O projeto reflete a forte presença da cultura africana na vida e obra de Zeca Afonso e o seu papel na luta pela descolonização, democratização e desenvolvimento da sociedade e cultura lusófonas. São, assim, o primeiro nome confirmado para a edição de 2025 do MED.

Mais Artigos