Líder do PSD/Algarve, Cristóvão Norte, apenas confirma, sem comentários, ao nosso Jornal, Miguel Pinto Luz, autarca de Cascais, para encabeçar lista de deputados do círculo eleitoral de Faro

Nasceu em Lisboa, reside em Cascais e é licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, pelo Instituto Superior Técnico (Universidade Nova), tendo prosseguido a sua carreira académica e de investigação no mesmo estabelecimento de ensino, e completado um mestrado em Redes Informáticas. Completará 47 anos de idade, dois dias antes das próximas eleições para a Assembleia da República.

José Manuel Oliveira

O vice-presidente social-democrata da Câmara Municipal de Cascais, Miguel Pinto Luz, de 46 anos, é a figura escolhida para encabeçar a lista da nova Aliança Democrática (AD), que integra o PSD, CDS-PP, PPM e independentes, pelo círculo eleitoral de Faro, nas eleições legislativas antecipadas a realizar no dia 10 de Março de 2024.

“Confirmado”. Foi esta a resposta lacónica, por escrito, do presidente da Comissão Política Distrital de Faro do PSD, Cristóvão Norte, recebida pelo ‘Litoralgarve’, através de um ‘email’, às 09h.07m. desta segunda-feira, dia 15 de Janeiro de 2024. Isto, após aquele dirigente social-democrata ter sido questionado pelo nosso Jornal, ontem à noite, quando eram 23h50m., depois de o nome de Miguel Pinto Luz surgir, na comunicação social, como candidato deste partido pelo círculo eleitoral de Faro. No contacto estabelecido, por ‘email’, o ‘Litoralgarve’ pediu, também, uma reacção a Cristóvão Norte sobre esta decisão do PSD, o que, até ao momento, não aconteceu. O líder dos sociais-democratas no Algarve apenas confirmou que Miguel Pinto Luz encabeça a lista de candidatos a deputados.

Expectativas gerais, no Algarve, apostavam em Cristóvão Norte, ideia reforçada pela sua anterior experiência como deputado na Assembleia da República, de onde saiu quando o então presidente do PSD, Rui Rio, foi candidato a primeiro-ministro, em 2022

Curiosamente, tal situação surge numa altura em que as expectativas gerais, nesta região, apontavam para que fosse Cristóvão Norte o primeiro nome escolhido para aquela lista, devido ao facto de ser presidente da Distrital de Faro, bem como pela sua anterior experiência como deputado na Assembleia da República, de onde acabou por sair quando o então líder do PSD, Rui Rio, se candidatou a primeiro-ministro nas eleições legislativas em 2022. Nessa altura, a lista do círculo eleitoral de Faro foi encabeçada por Luís Gomes, ex-presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, que, há meses, acabou por renunciar ao mandato, para se dedicar a outras actividades, nomeadamente à sua conhecida e popular carreira artística como cantor.

Cristóvão Norte apontado como candidato à presidência da Câmara Municipal de Faro, no próximo ano

Por outro lado, também surgem informações, segundo as quais Cristóvão Norte estará a preparar a sua candidatura à presidência da Câmara Municipal de Faro, nas eleições que terão lugar em Setembro ou Outubro de 2025, uma vez que o actual detentor do cargo, Rogério Bacalhau, cumpre o terceiro mandato consecutivo. Como tal, o professor de Matemática não poderá recandidatar-se a essas funções devido à legislação em vigor ao nível autárquico.

Casado e pai de três filhos, Miguel Pinto Luz foi secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, durante o XX Governo  Constitucional, do qual Pedro Passos Coelho era primeiro-ministro

Natural de Lisboa, onde nasceu a 08 de Março de 1977, e residente em Cascais, Miguel Martinez de Castro Pinto Luz, agora candidato a deputado pelo círculo eleitoral de Faro, é casado e pai de três filhos. Foi secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações durante o XX Governo Constitucional de Portugal, então chefiado por Pedro Passos Coelho.

Ligado desde 2005 a vários cargos públicos, o actual vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais e também do PSD (desde 03 de Julho de 2022), é licenciado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, pelo Instituto Superior Técnico (Universidade Nova), tendo prosseguido a sua carreira académica e de investigação no mesmo estabelecimento de ensino, e completado um mestrado em Redes Informáticas.

“Uma nova visão para o futuro das cidades e com casos de sucesso implementados em Cascais”

Do seu currículo, é destacado, nomeadamente, o facto de ter “vindo a desenvolver uma nova visão para o futuro das cidades e com casos de sucesso implementados em Cascais.” “Reconhecido, internacionalmente, por este trabalho, tem sido convidado como orador principal em todo o mundo sobre o tema das Cidades Inteligentes”, como se pode ler numa publicação, alusiva à figura de Miguel Pinto Luz.

Entretanto, o ‘Litoralgarve’ está a tentar obter reacções de militantes do PSD no Algarve sobre a surpreendente indigitação de Miguel Pinto Luz para encabeçar a lista de candidatos a deputados pelo círculo eleitoral de Faro, com vista às eleições legislativas antecipadas e que, curiosamente, terão lugar dois dias depois no mesmo mês (Março) em que este político completará 47 anos de idade.

(Em actualização)