Lagos recebeu visita da Assembleia Municipal de São Miguel (Cabo Verde)

A Câmara Municipal e a Assembleia Municipal de Lagos receberam ontem, dia 13 de maio, a comitiva da Assembleia Municipal de Calheta de São Miguel, Ilha de Santiago, Cabo Verde, vila que tem um acordo de colaboração e cooperação com o município de Lagos desde 15 de agosto de 2006.

A comitiva de Cabo Verde integrada pela Presidente da Assembleia, Leocádia Furtado, pela Vice-Presidente, Amália Vieira e pelo Secretário, Juvenal Cardoso, foi recebida, no edifício Paços do Concelho Séc. XXI, pelos membros do executivo e da Assembleia Municipal lacobrigenses.

A receção de boas vindas teve como principal objetivo mostrar a metodologia de trabalho desta autarquia e para a Presidente da Assembleia de São Miguel, Leocádia Furtado “é uma honra vir beber da experiência portuguesa, abrindo a possibilidade a novas etapas e caminhos”.

Do programa do dia fez ainda parte a visita ao Museu de Lagos – Dr. José Formosinho e uma visita guiada ao centro histórico da cidade, onde foi possível conhecerem um pouco melhor a história do concelho e o sítio de onde saíram as caravelas e os navegadores portugueses há mais de 500 anos.

Ainda na parte da tarde, a comitiva efetuou uma visita às instalações da Assembleia Municipal de Lagos (situada nos antigos Paços do Concelho), onde realizou uma reunião com a mesa da Assembleia Municipal, com o intuito de conhecer o funcionamento deste órgão municipal e as principais diferenças na forma de trabalho entre Cabo Verde e Portugal

O dia de trabalho terminou com a participação desta comitiva na Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal, que teve como tema principal de reflexão a gestão da água no concelho, uma problemática também sentida em Cabo Verde que convive diariamente com graves problemas de escassez de água, estando a utilizar o processo de dessalinização da água do mar.