Lagos – José Cabral Silva apresenta exposição de fotografias sobre locais junto à costa algarvia, na Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas, e prepara lançamento de livro, em Dezembro, sobre o tema

Por questões de espaço, esta exposição, que se estende até ao dia 30 de Dezembro, reúne apenas vinte das cinquenta fotografias a preto e branco registadas em passeios ao longo de uma década nos concelhos de Lagos, Vila do Bispo, Aljezur e Portimão, “e constitui uma abordagem pessoal e reflexiva dos lugares nela representados”, explica ao ‘Litoralgarve’ José Cabral Silva, de 68 anos e natural de Lagos, onde reside. “São imagens claras e reconhecíveis de um território em transformação, onde silêncio e ausência, desencantamento e esperança, se abraçam.”

José Manuel Oliveira

AQUI. É este o título de uma exposição de fotografia, da autoria de José Cabral Silva, inaugurada na tarde de sábado, dia 15 de Novembro, e que se prolonga até 30 de Dezembro deste ano, na Biblioteca Municipal de Lagos Dr. Júlio Dantas. Pode ser visitada entre as 10h00 e as 13h00 e das 14h00 às 18h00. A sessão inaugural, em que participaram mais de duas dezenas de pessoas, contou com a presença de Sara Coelho, vereadora do pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Lagos, entidade que apoia a iniciativa.

“O objectivo é despertar jovens para a fotografia, com imagens do Algarve, divulgar esta região e salvaguardar a nossa paisagem e cultura”

Esta exposição, que por questões de espaço, inclui apenas vinte das cinquenta fotografias a preto e branco registadas ao longo de uma década nos concelhos de Lagos, Vila do Bispo, Aljezur e Portimão, “constitui uma abordagem pessoal e reflexiva dos lugares nela representados”, explica, ao ‘Litoralgarve’, José Cabral Silva. “São imagens claras e reconhecíveis de um território em transformação, onde silêncio e ausência, desencantamento e esperança, se abraçam. O objectivo é despertar jovens para a fotografia, com imagens do Algarve, divulgar esta região e salvaguardar a nossa paisagem e cultura”, sublinha o autor.

Entre as fotografias expostas, pode ver-se, por exemplo, uma das muitas arribas existentes ao longo das praias da costa vicentina, com uma placa a alertar em português e inglês:

Queda de Blocos

Arribas instáveis

Mantenha uma distância de segurança.

Já uma outra foto exibe a Área Desportiva da Praia da Rocha, em Portimão.

Portinho da Arrifana, Praia do Amado, da Carrapateira e Praia da Luz, entre outros locais privilegiados

Tudo começou há dez anos, quando José Cabral Silva, nos seus habituais passeios por esta zona do barlavento algarvio, começou a captar imagens a preto e branco junto à costa e com uma opção estética. Entre outros locais que privilegiou, destacam-se, nomeadamente, o conhecido Portinho da Arrifana, a Praia do Amado e a da Carrapateira, no concelho de Aljezur, e a Praia da Luz, no município de Lagos. A exposição Aqui reflecte arte, beleza paisagística e convida os visitantes à desejada reflexão sobre aquilo que vêem.

Um livro com as 50 fotos seleccionadas neste trabalho de uma década e uma palestra sobre fotografia antes do final do ano

Provavelmente em meados de Dezembro, a coincidir com a exposição agora patente ao público, José Cabral Silva apresentará, também, na Biblioteca Municipal de Lagos Dr. Júlio Dantas, um livro com as cinquenta fotografias seleccionadas. Na altura terá lugar uma palestra sobre fotografia, devendo a iniciativa contar com a presença do conhecido fotógrafo Filipe da Palma e de um outro profissional de imagem do Algarve.   

Exposição AQUI poderá chegar, em 2026, aos concelhos de Portimão e Vila do Bispo

Em 2026, José Cabral da Silva pretende apresentar a exposição de fotografia AQUI, na cidade de Portimão, para o que irá contactar a Câmara Municipal com vista à cedência da Casa Manuel Teixeira Gomes. Também a Fortaleza de Sagres, no concelho de Vila do Bispo, poderá vir a receber AQUI. Ou, em alternativa, o Museu de Vila do Bispo – Celeiro da História, situado na sede deste município da costa vicentina. Nesse sentido, ao que sabemos, o autor da exposição prepara-se para desenvolver contatos com a autarquia de Vila do Bispo. E tanto nesta localidade, como em Portimão, por existir mais espaço, José Cabral Silva poderá expor as cinquenta fotografias selecionadas durante os seus passeios ao longo de uma década no sudoeste algarvio. Nessa altura, também o livro ficará patente ao público, podendo ser adquirido por um preço ainda a determinar.

Percurso artístico iniciado na década de 70 do século XX, com formação em desenho, pintura e fotografia, no AR.CO – Centro de Arte e Comunicação Visual do Instituto Português de Fotografia, em Lisboa

Natural da cidade de Lagos, onde reside, José Cabral Silva, de 69 anos e conhecido por muitos pela sua simplicidade, iniciou o seu percurso artístico na década de 70 do século XX, com formação em desenho, pintura e fotografia, no AR.CO – Centro de Arte e Comunicação Visual do Instituto Português de Fotografia, sedeado em Lisboa. Desde 1981, tem participado em muitas exposições individuais e colectivas, nomeadamente em Lisboa e no Algarve. E em 1998, recebeu o Prémio de Fotografia na IV Bienal de Artes Plásticas de Lagos.

Formador na arte fotográfica e a recente aposta na abordagem, de forma pessoal, na transformação do sudoeste do país

O seu currículo destaca o facto de ser, também, formador na arte fotográfica. A sua obra mais recente foca-se em paisagens, em que aborda, de forma pessoal e com reflexão, a transformação do território do sudoeste de Portugal.