Lagos e os desafios das alterações climáticas

Com a atualidade internacional marcada pela realização da COP30, no Brasil, uma sessão de capacitação subordinada ao tema “Os Desafios das Alterações Climáticas” marcou ontem o arranque da semana em Lagos. A iniciativa – enquadrada na 3.ª edição do projeto “Viagem pelo Clima”, a que o município aderiu para reforçar o compromisso com a sustentabilidade e a mobilização comunitária – foi destinada a decisores autárquicos, técnicos municipais, associações ambientais e docentes, entre outros atores locais.

Na sessão de abertura, Paulo Jorge Reis, vice-presidente da autarquia, aproveitou a oportunidade para informar sobre o trabalho associado às alterações climáticas desenvolvido pelo município no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reconhecendo que há ainda muito a fazer e apelando, por isso, à participação de todos.

Catarina Viana, técnica da GET2C, entidade dinamizadora da sessão, fez um ponto de situação sobre as alterações climáticas, abordando as principais causas – que têm origem na atividade humana – e os seus efeitos, assim como o estado atual e as medidas a implementar para alcançar a neutralidade carbónica e limitar o aumento da temperatura.

Maria João Ramos, manager da GET2C, apresentou, por sua vez, um balanço do projeto “Viagem pelo Clima”, que, nesta sua 3.ª edição, levou três equipas, durante 12 dias, a visitar Portugal com paragem obrigatória em seis municípios, entre os quais o de Lagos. A Viagem pelo Clima teve, este ano, um incentivo especial: os vencedores terão a oportunidade única de representar o projeto na COP30, que se realiza, de 10 a 21 de novembro de 2025, no Brasil.