Lagos com novo Plano Estratégico para os Transportes Urbanos

Foi aprovado, na última reunião de câmara, o Plano Estratégico para os Transportes Urbanos de Lagos (A ONDA). O estudo partiu da necessidade de analisar e adaptar a rede aos padrões atuais de mobilidade, identificando, simultaneamente, os cenários de exploração do serviço e os termos de referência que servirão de base à contratação necessária para assegurar o funcionamento do transporte público municipal nos próximos sete anos.

A Onda já serve todas as freguesias do concelho, mas as conclusões do estudo apontam a necessidade de se introduzir alterações, nomeadamente para aumentar a frequência de circulação dos autocarros, especialmente ao fim-de-semana.

A rede proposta é constituída por 11 linhas e vai assegurar uma cobertura territorial praticamente total, com mais de 96% da população lacobrigense a residir a menos de 400 m de uma paragem. Quanto às características da frota são apresentados três cenários, sendo que o mais contido prevê que 35% dos veículos/autocarros sejam movidos a energias limpas, percentagem que aumenta para 51% a partir de 2026.

Por fim, o Plano Estratégico compara os modelos de exploração do serviço, recomendando a solução da aquisição de serviços, ou seja, a continuidade do modelo anteriormente adotado. Em qualquer dos cenários projeta-se um saldo financeiro negativo para o município, o qual corresponde à componente social do serviço e a uma política de mobilidade que privilegia o transporte coletivo.

O Plano Estratégico para os Transportes Urbanos de Lagos, aprovado na Câmara Municipal, foi ontem, igualmente, apreciado e aprovado em reunião ordinária da Assembleia Municipal.