Lagoa promove V encontro de partilha de boas práticas na área da educação

O Município de Lagoa promoveu, na passada quarta-feira, dia 06 de setembro, no Auditório Carlos do Carmo, o V Encontro Municipal de Inovação na Educação: “Partilha de boas práticas”, numa iniciativa que envolveu a equipa da Universidade do Algarve, os agrupamentos de escolas do concelho e as IPSS´s do concelho.

No âmbito de um processo alargado e sustentado de melhoria contínua, o Município de Lagoa realizou o V Encontro Municipal de Inovação na Educação: “Partilha de boas práticas” que teve como objetivo a partilha de boas práticas entre a comunidade escolar do concelho.

O encontro contou com a presença de cerca de 200 participantes, entre eles os docentes dos agrupamentos de escolas ESPAMOL e Rio Arade e técnicos das IPSS’s.  Num primeiro momento, foi apresentado o Plano Estratégico Municipal de Educação de Lagoa (PEMEL) que assume a educação de qualidade como um dos vetores fundamentais do desenvolvimento sustentável do concelho, na qualidade de cidade educadora.

Ao longo do dia, foram apresentadas 10 práticas pedagógicas de referência, desde o pré-escolar até ao ensino secundário, desenvolvidas pelos docentes dos dois agrupamentos de escolas do Concelho. Estas inspiraram-se num modelo de escola que visa promover o sucesso de todos/as e com todos/as, de uma cultura de autonomia, flexibilidade e de inclusão, potenciadora de aprendizagens de qualidade e alinhadas com as necessidades atuais e futuras dos alunos e da sociedade.

Esta iniciativa, que já faz parte do plano anual de atividades da comunidade educativa, continua a valorizar, a dar visibilidade e a reconhecer todas as práticas de referência que no Município de Lagoa se têm desenvolvido, num exercício de partilha e que tem como ambição favorecer a mobilização de um número cada vez mais alargado de agentes educativos.

“Voltamos a reunir os agentes educativos do nosso concelho com um objetivo claro e fundamental, o de continuar a prestar um serviço de qualidade às nossas crianças e jovens, no que à área da educação diz respeito”, reconheceu Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa.