Lagoa investiu cerca de 3,5 milhões na educação em 2022

Município de Lagoa investiu, durante o ano de 2022, três milhões trezentos e oitenta e um mil euros na área da educação, que é uma das prioridades definidas pelo executivo liderado por Luís Encarnação.

O Município de Lagoa tem vindo a apostar, cada vez mais, na área da educação, com aplicação de uma política de ‘Educação para Todos’, que contempla medidas e condições indispensáveis para o cumprimento de uma educação universal e uma educação com uma forte componente social, que, por um lado, disponibiliza mais e melhores condições às crianças e jovens e, por outro, apoia as famílias com os encargos e despesas com a educação dos filhos.

Ao todo, foram cerca de 3,5 milhões de euros que o Município de Lagoa investiu na área da educação, durante o ano de 2022, entre despesas com o pessoal não docente, programas de apoio aos alunos, oferta educativa diversificada, transportes escolares, refeições, prolongamento de horário e enriquecimento curricular, bem como na manutenção e apetrechamento das escolas do concelho.

Da verba total investida no setor da educação, a contratação de pessoal não docente absorveu mais de 810 000.00 mil euros. Já o prolongamento de horário (Componente de Apoio à Família e Atividades de animação e Apoio à Família) captou mais de 381 000,00 mil euros, enquanto o apoio para despesas gerais ultrapassou os 260 000.00 mil euros. Já o investimento nos transportes escolares atingiu os 116 000.00 mil euros, tendo o restante valor sido investido na ação social escolar, apetrechamento das escolas e em projetos de promoção de programas específicos, tais como o “Portal Bullying”, “Aprender+”, “Lagoa a Ler”, “EPIS”, e tem vindo a potenciar o enriquecimento curricular, social e pessoal das mesmas. À promoção destes programas juntam-se ainda os projetos nas áreas da psicomotricidade, da psicologia, neuropsicologia, terapia da fala, mediação escolar, prevenção da violência escolar, música no pré-escolar e 1º ciclo.

O Município de Lagoa tem vindo a implementar, ao longo dos últimos anos, uma politica de estreita proximidade com os agentes educativos e com a comunidade escolar, numa verdadeira cooperação que permite realizar uma forte aposta na educação das novas gerações.

Hoje, mais do que nunca, Lagoa demonstra uma preocupação com a área da Educação tornando-a, cada vez mais, uma das suas maiores prioridades e um dos seus maiores investimentos. Os Agrupamentos de Escolas existentes no concelho (Agrupamento de Escolas Rio Arade e Agrupamento de Escolas ESPAMOL) tem hoje mais alunos, maior oferta formativa, são agrupamentos mais procurados por alunos não residentes no concelho, tem melhores condições e são um exemplo a seguir a nível regional e nacional.

“Investir na educação, das nossas crianças, dos nossos jovens, dos nossos adultos e dos nossos seniores, é a nossa maior prioridade. Seja através das escolas, das IPSS´s, da Universidade Sénior ou do nosso Centro Qualifica. Lagoa é e será, cada vez mais, uma cidade educadora”, afirmou Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa