Junta de Freguesia da Guia recebeu uma viatura que fará o transporte escolar

A manhã de hoje começou com sorrisos no Município de Albufeira. A Junta de Freguesia da Guia recebeu uma viatura que fará o transporte escolar dos alunos que vivem distantes das escolas. Trata-se de um veículo equipado de acordo com as normas legais para o efeito, e que começa a circular já no próximo ano letivo. Este equipamento traduz-se num investimento do Município de Albufeira superior a 50 mil euros, no âmbito do Contrato Interadministrativo de Delegação de Competências. A Freguesia da Guia tem um universo escolar de cerca de 750 alunos, desde as creches até ao ensino de terceiro ciclo.

O Município de Albufeira entregou esta manhã uma carrinha de transporte escolar de nove lugares à Junta de Freguesia da Guia. Trata-se de um veículo preparado com todas as exigências legais para o transporte de crianças e que vai colmatar a necessidade de recolher e entregar em casa, os alunos que vivem distantes das escolas. O veículo hoje cedido encontra-se ao abrigo do Contrato Interadministrativo de Delegação de Competências e traduz-se num investimento superior a 50 mil euros. Fará o transporte diário de sete crianças de cada vez, assim que se iniciar o próximo ano letivo.

A Freguesia da Guia “tem vindo a assistir a um aumento da população infantil, pelo que no próximo ano letivo, altura em que esta carrinha começa a funcionar, teremos cerca de 750 crianças, mais meia centena que no ano letivo anterior”, refere o presidente da Junta de Freguesia da Guia, Dinis Nascimento. A Freguesia tem estabelecimentos escolares desde a creche até ao ensino básico de terceiro ciclo, sendo que atualmente a necessidade mais premente no campo escolar é “proceder às obras de ampliação do Jardim de Infância de Vale Rabelho”, refere o autarca, adiantando que as dificuldades prendem-se com aquelas crianças que já não podem estar nas creches, mas que não têm vagas nos jardins de Infância.

Atento a esta questão, o presidente da Câmara Municipal referiu que “a Câmara Municipal de Albufeira está empenhada em que as escolas do concelho tenham todas as condições para acolher este acréscimo de alunos, bem como para os professores e restante pessoal auxiliar desempenharem as suas funções com a qualidade exigida, como é o caso desta carrinha, que terá a expensas da Junta de Freguesia, um motorista habilitado para o efeito”.

Quanto à ampliação do parque escolar, José Carlos Rolo salienta que “em breve, faremos o lançamento de mais uma série de novas obras, entre as quais a ampliação do Jardim de Infância de Vale Rabelho, a par de outros jardins de infância, como o de Ferreiras, Correeira e Caliços, bem como em outros equipamentos escolares, nomeadamente, a Escola Secundária e a Escola Francisco Cabrita”. O autarca garante que os projetos para estes estabelecimentos escolares “vão avançar logo que haja financiamento, pelo que estamos a contar com algumas verbas do PRR”.

As creches na Freguesia da Guia funcionam ao abrigo de acordos com IPSS´s, sendo de lembrar que no passado dia 1 de março foram inauguradas as obras de remodelação e ampliação da creche “Tempos de Infância”, da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, cuja empreitada foi adjudicada por € 423.753,87 (valor com IVA) e apoiadas pelo PRR no valor de € 255.240, sendo que o valor remanescente foi pago pelo Município de Albufeira. Tratou-se da primeira creche do país cujas obras foram executadas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A Freguesia possui ainda a EB1,2 e 3 de Guia, a EB1 de Vale Parra e os jardins de infância da Guia e de Vale Parra (Vale Rabelho).

Mais Artigos