Jovens ucranianos participam durante três semanas num campo de férias em Portimão

O programa de atividades proporciona experiências únicas e visa contribuir para a estabilização do estado emocional das crianças e jovens, traumatizados pela violenta guerra que atinge o seu país.

Desde a primeira hora, o Município de Portimão manifestou disponibilidade para aderir ao programa do Comité Europeu das Regiões destinado à criação de campos de férias para crianças ucranianas afetadas pela guerra e acolhe de 3 a 24 de outubro um grupo de 16 jovens, entre os 10 e os 17 anos, oriundos do município de Bilopillya, na região de Sumy.

O principal objetivo deste campo de férias, com a duração de três semanas, é a criação de um espaço onde se possam sentir seguros e encontrem a normalidade de uma rotina diária equilibrada, contribuindo para restabelecer a confiança no futuro, através da dinamização de atividades ao ar livre, da prática de desporto e de iniciativas de reabilitação emocional, que irão também permitir despertar nestes jovens o sentimento de que a Ucrânia faz parte da Europa.

Até ao momento, Portimão é a única autarquia portuguesa a tomar parte no projeto, em articulação com a Associação dos Municípios da Ucrânia, possibilitando às dez raparigas e seis rapazes participantes experiências únicas, dando a conhecer não só a cultura e o património local, como proporcionando momentos de convívio e vivências enriquecedoras.

Experiências enriquecedoras

O programa do campo de férias em Portimão privilegia não só atividades nos diversos equipamentos desportivos e culturais do Município, como atividades ao ar livre, aproveitando o bom tempo que ainda se vive no Algarve, proporcionando idas à praia, atividades na área desportiva da Praia da Rocha, prática de surf, batismos de mergulho, natação, passeios culturais, atividades ambientais e uma viagem de catamaran solar pelo Rio Arade, entre muitas outras.

Durante este período, os jovens têm a oportunidade de passar tempo juntos e participar num vasto programa de atividades para que se possam desprender das experiências traumatizantes vividas na sequência da violenta guerra que atinge o seu país, ao mesmo tempo que melhoram a saúde física e mental.

Para além de passeios por Portimão e Alvor, com incidência nos equipamentos culturais e nos locais históricos, bem como idas à Praia da Rocha, à Quinta Pedagógica de Portimão e ao concelho de Monchique, os jovens terão a oportunidade de visitar alguns dos principais parques temáticos da região, como são os casos do Slide and Splash, do Zoo de Lagos e do Krazy World.

Também contribuem neste programa alguns parceiros locais, através da oferta de bilhetes para visitas, como acontece com o ZooMarine, a Sand City e o Autódromo Internacional do Algarve onde os jovens tiveram a oportunidade única de assistir de perto às emoções do Mundial de Superbikes que se disputou no passado fim-de-semana. Esta foi também uma ocasião especial para algumas outras crianças ucranianas atualmente a frequentar estabelecimentos de ensino do Município, que se juntaram ao grupo para assistir a este grande evento desportivo e estreitar laço de amizade entre si.

Os jovens ucranianos assistirão ainda a eventos desportivos e culturais que por estes dias marcam a agenda em Portimão, como são o jogo de futsal marcado para 17 de outubro no Pavilhão Desportivo da Boavista, opondo o Portimonense aos Leões de Porto Salvo a contar para a Liga Placard, enquanto na noite de 22 presenciarão o espetáculo “Lado Bom”, de Rita Redshoes, que terá lugar no Grande Auditório do Teatro Municipal de Portimão, sem esquecer a visita a algumas da exposições patentes na Casa Manuel Teixeira Gomes e no Museu de Portimão.

Ao longo do programa do campo de férias, os jovens ucranianos são cobertos por técnicos da Divisão de Habitação e Desenvolvimento Social e Saúde, no âmbito do apoio social prestado, para além do Município contar com o apoio da associação CAPELA – Centro de Apoio á População de Leste e Amigos para o serviço de tradução de todas as atividades que carecem de explicações e acompanhamento, bem como na dinamização de aulas de Português.

A agenda recheada de atividades, que conta com a participação empenhada de técnicos da autarquia em diversas áreas, chega ao fim no dia 23 de outubro com um jantar de despedida, a realizar no Nosolo Aqua da Praia da Rocha.