Natural de Cuba (Alentejo), foi delegado do ‘Diário de Notícias’ no Algarve, na década de 90, após ter sido jornalista da revista ‘Flama’, do vespertino ‘A Capital’ e da ANOP. Conquistou vários prémios ao longo da sua carreira. Antes, frequentou o Seminário de Évora e estudou Filosofia e Teologia, em Lisboa.
José Manuel Oliveira
Como o ‘Litoralgarve’ noticiou, na altura, faleceu no dia 05 de Agosto de 2023, aos 81 anos (e não com 77, como foi referido), após doença prolongada, no Hospital do Barlavento, em Portimão, António Vinagre, antigo jornalista da revista ‘Flama’, do vespertino ‘A Capital’, da Agência Noticiosa Portuguesa (ANOP), em Lisboa, Faro e Portimão, e do ‘Diário de Notícias’, entre outros órgãos de comunicação social.
No Jornal ‘Diário de Notícias’, já nos anos 80 e 90 do século XX, com a categoria profissional de Editor-Adjunto, inaugurou a Delegação de Portimão, que chefiou até à fusão desta estrutura com a de Faro, tendo passado, nesta cidade, a ser Delegado do ‘DN’, no Algarve. Ao longo da sua carreira profissional, foi distinguido com vários prémios.
Antes de iniciar a carreira de jornalista, frequentou o Seminário de Évora e estudou Filosofia e Teologia, em Lisboa.
Golfe e fado foram outras paixões, além da agricultura numa horta, situada na sua moradia, na zona de Montes de Alvor, concelho de Portimão
Dedicou-se, também, à música, tendo fundado o Grupo Coral de Portimão, e, em particular, a cantar fado ao participar no grupo ‘Ecos de Coimbra’, além de ser praticante de golfe. Nos últimos anos, a agricultura foi outra paixão na sua horta, situada junto à moradia que mandou construir e onde passou a viver no Sítio dos Valinhos, na zona de Montes de Alvor, no concelho de Portimão, em frente ao aeródromo municipal.
Natural de Cuba, localidade do Baixo Alentejo, onde nasceu no dia 12 de Janeiro de 1942, António Manuel Lança Vinagre, deixa três filhos – Nuno, de 48 anos, residente em Londres (Inglaterra), Teresa, de 42 anos, professora do primeiro ciclo, no Algarve, e Pedro, de 42 anos, doutorado em biologia e docente em Lisboa. A esposa de António Vinagre, Mariana, antiga funcionária da Torralta, em Alvor, onde a família tinha passado a residir, quando se mudou para o Algarve, faleceu em 2016.
As cerimónias fúnebres do antigo jornalista António Vinagre decorreram na passada quinta-feira, dia 10 de Agosto de 2023, a cargo da Agência Funerária Barlavento (Portimão), na Igreja de Montes de Alvor, entre as 10h00 e as 13h00, tendo contado com a actuação de nove elementos (seis senhoras e três homens, incluindo o maestro) do Grupo Coral de Portimão, entre o altar e a urna coberta de flores. Nesta despedida, estava cerca de meia centena de pessoas, incluindo o conhecido jornalista Tony Melo, antigo profissional do ‘Correio da Manhã’, na Delegação de Portimão, e José Manuel Oliveira, e ex-redactor do ‘Diário de Notícias’ e actual colaborador do ‘site’ «Litoralgarve». A urna seguiu para o Crematório de Albufeira.