Foi eleito presidente da Comissão Política Distrital de Faro por 144 votos, ao encabeçar a lista A nas eleições para os órgãos deste partido que tiveram lugar num restaurante em Portimão, no sábado, dia 06/03/2021. No Algarve, onde o Chega conta com mais de um milhar de militantes, só quinhentos tiveram direito a voto e apenas 217 foram às urnas. Próximas eleições autárquicas são a grande aposta.
João Paulo da Silva Graça, de 47 anos e Oficial de Registos, como funcionário do Registo Civil de Vila do Bispo, concelho onde reside, foi eleito presidente da Comissão Política Distrital de Faro do Partido Chega para um mandato até 2024. Ao longo deste período de três anos, a sua liderança abrangerá, assim, as próximas eleições autárquicas, em Setembro ou Outubro de 2021, a grande aposta neste momento, e as legislativas, em 2023.
Nas eleições do partido no Algarve, realizadas no passado sábado, dia 06/03/2021, num restaurante em Portimão, a lista A, encabeçada por João Graça, até agora presidente interino da Comissão Política Distrital (ao substituir Jorge de Jesus, entretanto suspenso de funções pelo partido) venceu por 144 votos, enquanto que a lista B, liderada por José Eduardo Sousa, de Faro, alcançou 32. O Chega conta nesta altura com mais de 1.000 militantes no Algarve, mas apenas apenas 500 têm direito a voto. E desses, apenas 217 votaram nestas eleições.
Duas mulheres de Loulé como vice-presidentes
A Comissão Política Distrital de Faro tem a seguinte composição:
– Presidente: João Paulo da Silva Graça – Oficial de Registos
– Vice-Presidente: Sandra Margarida de Melo Pereira Ribeiro –
Mediadora Imobiliária, em Loulé
– Vice-Presidente: Sandra Marisa Godinho de Oliveira e Castro – Delegada Comercial, em Loulé
– Adjunto: Marco Aurélio Gonçalves – Engenheiro Civil
– Adjunto: Delfim Renato da Silva Monteiro – Gestor, em Loulé
– Adjunto: Francisco José Cristo da Palma – Técnico Oficial de Contas, em Vila Real de Santo António
– Adjunto: Anaisa Pera Gonçalves – Jurista e professora
– Tesoureiro: João Carlos Teixeira Simplício – Diretor Hoteleiro / Empresário, em Portimão
Secretário: António Ricardo Correia Moreira – Empresário, em Olhão
Suplente: Filipe Manuel Duarte Carvalho – Agente de Seguros, em Aljezur
Suplente: Maria Manuela Agostinho Gomes Cardoso – Bióloga Marinha
Mandatário / Responsável pela Comunicação: Hernâni Miguel da Encarnação Sousa (Lagoa) – Gestor Comercial, ‘Marketing’ e Comunicação
Delegado da lista: Carlos Miguel do Carmo Natal – Empresário
Advogado José Paulo Sousa venceu a eleição para o Conselho de Jurisdição, garantindo três membros neste órgão da Distrital de Faro
Para o Conselho de Jurisdição na Distrital de Faro, José Paulo Sousa (lista A) foi o vencedor, ao conseguir 171 votos, o que lhe permitiu eleger três membros neste órgão. Já a lista B, encabeçada por Ana Fonseca, obteve 41 votos, não tendo conseguido qualquer elemento para este órgão do Chega no Algarve.
É esta a constituição do Conselho de Jurisdição:
– Presidente: José Paulo Barbosa Moreira de Sousa – advogado
– Vice-Presidente: Luna Silva – advogado
– Vogal: Aliaksei Karatsiuk, do leste europeu – advogado, residente em Albufeira
– Suplente: Cecília Maria d’ Azevedo Campos Antunes de Faria– advogada
– Delegado da lista: João António Vieira Teodoro – aposentado
Lista de Sandra Castro foi a mais votada para a III Convenção Nacional do Chega, assegurando a presença de mais de duas dezenas de delegados
Por outro lado, a lista A, liderada por Sandra Castro, delegada comercial em Loulé, obteve 142 votos na eleição de delegados à III Convenção do Partido Chega, para a qual “elege 21 delegados”, como refere o partido. A lista B, de Ana de Passos, de Faro, recolheu 31 votos, tendo conseguido quatro delegados. A III Convenção Nacional terá lugar no final do mês de Maio, em local ainda a designar.
Tomada de posse dos novos dirigentes será no sábado, 13 de Março, na zona do Carvoeiro, no concelho de Lagoa, e o Chega aposta em apresentar candidatos a todos os órgãos autárquicos nos 16 concelhos algarvios
A tomada de posse dos novos dirigentes do Chega no Algarve, que contará com a presença dos representantes dos órgãos das concelhias, terá lugar no próximo sábado, dia 13 de Março, à tarde, no Vale d’ Oliveiras Quinta Resort & SPA, na zona de Carvoeiro, no concelho de Lagoa. Será o presidente da Assembleia Distrital, Carlos Tendeiro, advogado estagiário e guarda-noturno, em Lagos, que dará posse aos elementos agora eleitos. Na altura, haverá uma reunião com os responsáveis das concelhias, em que serão as definidas as prioridades do Chega nesta região. Para além da criação da sede distrital e organização interna, o partido aposta em apresentar “candidatos às câmaras e às assembleias municipais e às assembleias de freguesia nos 16 concelhos do Algarve”, como garantiu ao Litoralgarve o presidente da Comissão Política Distrital de Faro, João Graça. Os municípios de Faro, por ser a capital, Monchique, onde o partido ainda não tem concelhia, e Lagos, são, neste momento, prioritários.
André Ventura obteve 215 votos no Algarve
Já o deputado na Assembleia da República e jurista André Ventura alcançou 215 votos no Algarve , nesta sua recandidatura à presidência da Direção Nacional do Chega. André Ventura, que foi o único candidato, mantém-se na liderança do partido, tendo conquistado 97,3 por cento dos votos nestas eleições, realizadas em todas as distritais do país e convocadas após ter colocado o seu lugar à disposição, como tinha prometido, se ficasse atrás da socialista Ana Gomes na corrida para a Presidência da República, como sucedeu a nível nacional.
José Manuel Oliveira