Já cheira a Santos Populares em Quarteira!

Na cidade de Quarteira ultimam-se os preparativos para a festa dos Santos Populares. Nos dias 12, 23 e 28 de junho, o desfile das Marchas Populares sai para a rua e o Passeio das Dunas é, pelo segundo ano, o cenário escolhido para receber este evento, a partir das 21h00.

Este ano são seis as marchas participantes. A Onda Jovem regressa ao desfile e vai atuar ao lado de alguns grupos “clássicos” – As Florinhas de Quarteira, a Rua da Cabine, a Rua Poeta Pardal, a Rua Vasco da Gama e a Rua do Outeiro. Bairrismo, amor à terra e orgulho em mostrar o trabalho de muitos meses são as bandeiras das centenas de figurantes que irão interpretar temas ligados à faina do mar, à Quarteira de outros tempos e aos santos padroeiros destas festividades. Entre arcos e balões, os trajes, as coreografias e as músicas trazem uma atmosfera única a esta festa que atrai milhares de espectadores ao “santódromo” quarteirense.

Nesta edição, a APROMAR, entidade organizadora, convidou três marchas de fora do concelho para se juntarem ao desfile – Marcha da Bordeira, Marcha de Mafra e Marcha da Viscondessa -, sendo que em cada uma das noites participa um destes grupos.

Mas não é só de Marchas que vivem as festas dos Santos Populares em Quarteira. Por estes dias, os arraiais invadem os bairros da cidade com música popular, bailaricos e os petiscos da época, da sardinha assada ao caldo verde. Das 19h00 às 00h00, durante o mês de junho, o programa dos arraiais é o seguinte: Rua Vasco da Gama, dia 7, com Hélder Pires, e dia 8, com Irmãos Dias; Rua da Cabine, dia 14, com Valter Cabrita, e dia 15, com Telma Santos e Nelson Duarte; Rua da Fonte, dia 21, com Fábio Emanuel, e dia 22, com Paulo Coelho; e Rua da Madrugada, dia 29, com Duo Rui e Miguel, e dia 30, com Nicole Viviana.

Além do cheiro a sardinha assada no ar, também os aromas dos manjericos vão espalhar-se pelas ruas. Símbolo desta quadra, o manjerico é também conhecido como a “erva dos namorados”, oferecido em vasos, contendo quadras populares alusivas ao momento. A Câmara Municipal de Loulé e a Junta de Freguesia de Quarteira promovem uma venda de manjericos, nos dias 12, 21 e 28, das 9h30 às 13h00. O valor angariado reverte a favor de instituições da freguesia.

Além de uma tradição bastante enraizada na comunidade local, os Santos Populares integram o principal cartaz turístico de Quarteira e um polo dinamizador da economia da freguesia.