IV Fórum Ideias de Negócios levou ao palco o empreendedorismo são-brasense

Turismo, nutrição, arquitetura, bem-estar animal, decoração, artesanato, restauração e música foram algumas das áreas representadas por novos empreendedores são-brasenses na quarta edição do Fórum Ideias de Negócios que o Município de São Brás de Alportel promoveu no passado dia 27 de junho, no São Brás Cineteatro Jaime Pinto.

O empreendedorismo são-brasense esteve em destaque na passada quinta-feira, 27 de junho, na quarta edição do Fórum Ideias de Negócios. Iniciativa municipal, dinamizada anualmente desde 2021, que visa impulsionar e apoiar a criação de novos projetos empresas, bem como cultivar parceiras e sinergias entre empresas, empreendedores e entidades do concelho.

O êxito alcançado nas edições anteriores, com o contributo para o germinar de muitas das ideias de negócio apresentadas e para o incremento de parcerias entre empresas do concelho, motivaram a realização desta quarta edição deste evento totalmente dedicado ao empreendedorismo.

Dando as boas-vindas a todos os participantes e ao público presente, a Vice-presidente, Marlene Guerreiro, lembrou que esta iniciativa nasce de uma estratégia municipal que visa o apoio ao empreendedorismo e ao impulsionar da economia são-brasense, onde se integram um conjunto de medidas, entre as quais a rede de espaços de incubação e a dinâmica do Gabinete do Empreendedor. Algo que considerou que tem vindo a dar frutos, com o nascimento de tantos novos projetos, o acolhimento de projetos de promotores externos, a promoção do trabalho em rede e da criação de sinergias. Frutos também alcançados graças à atitude coletiva da comunidade São-brasense, que complementa o ecossistema promotor de empreendedorismo que o município procura fomentar, ajudando ativamente a economia local a circular.

O primeiro painel contou com a presença de Sónia Dias, que tem a empresa soniadias.nutri, na área da nutrição; Mariana Alves, com a empresa de estética, bem-estar e inovadora na formação “Mariana Aves Beauty Academy”; o arquiteto Mathias Veen, com o Atelier M, instalado no Ninho de Empreendedorismo 4 olhos; Magali Lenoir, com o inovador espaço  Calçadinha Concept Store; Ana Margarida Sousa, com o projeto na área do bem-estar animal “Bem me quer”, dando a conhecer que São Brás de Alportel é mesmo uma referência em unidades móveis de cuidados a animais, e Ricardo Beltrão com o alojamento local “Almoada”, que concretizou um projeto que trouxe do seu percurso pela Europa.

O painel contou ainda com a participação de Sofia Varinho, a representar a Universidade do Algarve e a associação Algarve STP, promotora de empreendedorismo, que aproveitou a ocasião para alertar os jovens empreendedores para a importância dos direitos de propriedade intelectual, proteção de marcas e produtos para que os empresários possam posicionar-se no mercado.

Tendo ouvido a intervenção da Vice-presidente que apontou que o concelho tem vindo a registar uma dinâmica interessante na área do empreendedorismo e da criação de novos negócios e que este espírito empreendedor já é incentivado no Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas através de alguns projetos, Sofia Vairinho elogiou a iniciativa pouco comum nas escolas nacionais, até ao momento. “Desenvolver competências empreendedoras desde tenra idade é uma aposta verdadeiramente relevante”, sublinhou.

O segundo painel contou por seu turno com a intervenção da presidente da Associação InLoco, Sandra Rosário, que se mostrou satisfeita pelo leque de empreendedores e de projetos que subiram ao palco neste Fórum de Ideias de Negócio. Lembrando algumas das áreas de intervenção e apoio da InLoco para empreendedores, Sandra Rosário, deixou “portas abertas” para receber os empreendedores que queiram conhecer as formas disponíveis de receber apoios e agarrar novas oportunidades.

Sofia Carrusca apresentou o projeto turístico “Ecofábrica de Cortiça – algarve Rotas”, cabendo-lhe a dar testemunho do seu percurso empreendedor, com partida na Rota da Cortiça.

Rogério Carvalho apresentou o seu negócio com soluções inovadoras de armazenamento “Sunbox; Daniela Silva apresentou o seu projeto, ainda em embrião, de cerâmica artesanal “Purple Ceramic”; Rita Barriga deu a conhecer o novo conceito com que voltou a abrir o negócio de família, antigo restaurante “Graciano” agora “Fora da Vila”; enquanto Cláudia Sénior, natural da Colômbia, deu a conhecer o seu projeto de alojamento “Flauta Boémia” que já conta com diversas unidades. Tempo ainda para conhecer um projeto empreendedor na área musical: a Banda Rock On, desenvolvida a partir da escola de música são-brasense “Rock On Academy”, que pretende dar oportunidade ao enorme número de jovens talentosos são-brasenses, que a escola tem vindo a revelar! A banda foi apresentada em primeira mão, antes mesmo da estreia que acontecerá no dia 12 de julho!

No encerramento deste fórum, o presidente da Câmara Municipal, Vitor Guerreiro, sublinhou que o Município está empenhado no impulsionar do empreendedorismo no concelho pois cada empresa que nasce representa novas oportunidades para mais famílias. “Estamos cá para ajudar”, vincou.

O Fórum de Ideias de Negócio é uma iniciativa dinamizada pelo Município de São Brás de Alportel, sob coordenação do Gabinete do Empreendedor e conta com o apoio de empresas e empreendedores locais.

Os projetos apresentados serão objeto de um plano de promoção e apoio ao longo do ano.