Instituto Português do Mar e da Atmosfera regista novo abalo sísmico, de magnitude 2.4 a sudoeste do Cabo de São Vicente, em Sagres, na manhã deste domingo

Desconhecem-se, para já, se houve acidentes pessoais ou danos materiais. É o terceiro tremor de terra ocorrido nesta zona do barlavento algarvio, em apenas dois dias.

José Manuel Oliveira

Um dia depois de o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) ter registado dois abalos sísmicos, no espaço de cerca de nove horas, com epicentro a sudoeste do Cabo de São Vicente, em Sages, concelho de Vila do Bispo, no sábado, 13 de Janeiro de 2024, como o ‘Litoralgarve’ noticiou, a terra voltou a tremer neste domingo, na mesma zona do barlavento algarvio. Não são conhecidos, para já, acidentes pessoais, nem danos materiais.

Registos apontam para 26 quilómetros de profundidade

Desta vez, de acordo com aquele organismo, pelas 11h.01m35s. do dia 14 de Janeiro de 2024, ocorreu um sismo de magnitude 2.4 na escala de ‘Ritcher’, a sudoeste do Cabo de São Vicente e a uma profundidade de 26 quilómetros. A informação divulgada indica, também, 36.204 N de latitude e 9.562 W de longitude.

Dois sismos no sábado, um durante a madrugada e o outro à tarde

Recorde-se que, no sábado, 13 de Janeiro, foram registados dois sismos, igualmente com epicentro a sudoeste do Cabo de São Vicente. O primeiro, de magnitude 1.7, ocorreu às 04h.46m.46s da madrugada, enquanto o segundo abalo, pelas 13h.01m.24s., atingiu a magnitude de 1.4 na escala de ‘Ritcher’.

(Em actualização)

Mais Artigos