Incêndio na zona da Bordeira, no concelho de Aljezur, está a progredir em direcção à Mata de Barão de São João, concelho de Lagos, levado pelo vento forte que se faz sentir 

O alerta é do presidente da Junta de Freguesia da Bordeira, José Francisco Estevão, em declarações ao ‘Litoralgarve”, “embora o fogo ainda esteja longe” dessa zona do município de Lagos. 

José Manuel Oliveira 

Paulo Silva 

Está a progredir “em direcção à Mata de Barão de São João”, situada no concelho de Lagos, levado “com o forte vento que se faz sentir, embora ainda esteja longe dessa zona”, o incêndio florestal de grandes dimensões que deflagrou cerca das 12h00 deste domingo, dia 21 de Setembro, numa área de mato e pinhal da freguesia da Bordeira, localizada no município de Aljezur, contou, ao ‘Litoralgarve’, às 15h30m., o presidente desta autarquia, José Francisco da Conceição Estevão. 

“Está muito ativo, há muitos bombeiros e meios aéreos no terreno, mas para já não existem indicações sobre casas em perigo” 

“Ainda não temos informações sobre a origem deste fogo”, nota o autarca da Bordeira 

“O incêndio está muito activo, há muitos bombeiros e meios aéreos no terreno, mas para já não existem indicações sobre casas em perigo”, referiu-nos o presidente da Junta de Freguesia da Bordeira, acrescentando que, “nesta altura, ainda não temos informações sobre a origem deste fogo”.  

Mais de duas centenas e meia de operacionais, apoiados por nove dezenas de viaturas e oito meios aéreos estão a combater o forte incêndio 

Recorde-se que, como o ‘Litoralgarve’ já avançou numa primeira notícia, este incêndio florestal de grandes dimensões na freguesia da Bordeira, concelho de Aljezur, já estava a mobilizar 278 operacionais, apoiados por 91 veículos e oito meios aéreos

O alerta foi dado pouco depois das 12h00, numa área de mato e pinhal. O vento forte que se faz sentir na região, como já descrevemos, tem 

alimentado as chamas e dificultado o combate, obrigando a um reforço contínuo de meios. 

De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, “não existem habitações em risco imediato”, mas a progressão do incêndio continua a ser considerada preocupante, devido às condições meteorológicas adversas. 

As autoridades pedem à população local que evite deslocações desnecessárias para a zona e siga atentamente as instruções da Proteção Civil e das forças de segurança. 

(Em actualização)