Zonas de Budens, Pedralva e Vilarinho, a Norte da Estrada Nacional 125, começaram a ser afectadas. Para já, só em mato.
José Manuel Oliveira
Começou a atingir, também, o concelho de Vila do Bispo, nomeadamente nas zonas de Budens, Pedralva e Vilarinho, a norte da Estrada Nacional 125, como referiu um popular ao ‘Litoralgarve’, o incêndio que teve início no domingo, dia 21 de Setembro, na freguesia da Bordeira, no concelho de Aljezur, e que, posteriormente, devido ao vento forte, se alastrou para sul em direcção à Mata Nacional de Barão de São João, situada no município de Lagos.
“Parei o carro entre Barão de São Miguel e Budens, e o que vejo é mato a arder, embora seja uma área de pequenas dimensões. Não há casas nesta zona”, contou um cidadão ao nosso Jornal
Ao final da tarde desta terça-feira, 23 de Setembro, um residente no concelho de Vila do Bispo descreveu, ao nosso Jornal, aquilo a que estava a assistir: “parei, agora, o carro entre Barão de São Miguel e Budens, e o que vejo é mato a arder, embora seja uma área de pequenas dimensões. Não há casas nesta zona.”
Circulam informações nas redes sociais de fogo posto na zona da Pedralva
Por outro lado, alertou, mais grave é que “circulam informações nas redes sociais, dando conta de alguém a lançar combustível e lume para um terreno situado na zona da Pedralva, tendo sido anotada a matrícula de um carro e contactada a Guarda Nacional Republicana, em Vila do Bispo.” Para já, não nos foi possível confirmar tal situação.
Presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Rute Silva, está preparada para disponibilizar o Pavilhão de Barão de São Miguel, o de Sagres e outros espaços, caso seja necessário retirar pessoas das suas casas
Contactada ao início da noite de terça-feira, pelo ‘Litoralgarve’, a presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, Rute Silva, garantiu-nos “não ter indicações” de haver fogo no seu concelho. “Acho estranho, pois se houvesse registo, já teria sido informada pela Proteção Civil e pelo CDOS” (Comando Distrital de Operações de Socorro) – observou.
De qualquer modo, se o incêndio também atingir com intensidade este concelho do barlavento algarvio e obrigar a retirar pessoas das suas habitações, por precaução, a autarquia “está preparada” para disponibilizar o Pavilhão Desportivo Municipal de Barão de São Miguel e instalações noutras zonas.
“Caso seja necessário, temos o Pavilhão Municipal de Barão de São Miguel ou outros existentes no concelho de Vila do Bispo, como por exemplo o de Sagres”, afirmou-nos Rute Silva.
Artur Craveiro, dono de um terreno em Monte Ruivo, no concelho de Lagos: “Estive a molhar a minha horta, onde tenho porcos, galinhas, tomates e pimentos, entre outras espécies agrícolas. E, se necessário, vou passar aqui a noite prevenção, pois nunca se sabe o que poderá acontecer devido às mudanças do vento”
Já no concelho de Lagos, Artur Craveiro passou parte da tarde de terça-feira a lançar água na horta de que é proprietário em Monte Ruivo, perto da zona do Pincho, a poucos quilómetros de Bensafrim, a fim de precaver um eventual ataque do fogo. Nessa altura, meios helicópteros abasteciam-se na barragem de Odiáxere, para combater as chamas noutras zonas.
“Estive a molhar a minha horta, onde tenho porcos, galinhas, tomates e pimentos, entre outras espécies agrícolas. E, se necessário, vou passar aqui a noite de prevenção, pois nunca se sabe o que poderá acontecer devido às mudanças imprevisíveis do vento, que tanto vem de norte, como de sul”, contou, ao ‘Litoralgarve’, Artur Craveiro, receoso quanto à evolução deste incêndio que atinge, há três dias, sobretudo os concelhos de Aljezur e Lagos.