O suspeito, português, foi apanhado por um guarda-noturno quando se preparava para partir o vidro da porta do estabelecimento, pelas 03h00 da madrugada de quinta-feira, 05 de Fevereiro, com um martelo. Ainda tentou fugir, mas foi entregue à PSP, entretanto alertada para situação e que se deslocou ao local.
José Manuel Oliveira
Um homem, na ‘casa’ dos 40 anos, foi surpreendido por um guarda-noturno, que o apanhou e entregou a agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP), quando se preparava para assaltar um estabelecimento comercial situado na Rua Dom Vasco da Gama, em Lagos, pelas 03h00 da madrugada de quinta-feira, 05 de Fevereiro de 2026.
Já é conhecido das autoridades policiais pela prática de vários furtos
Segundo apurou o ‘Litoralgarve’, o indivíduo, de nacionalidade portuguesa, toxicodependente e já conhecido das autoridades policiais pela prática de vários furtos na cidade de Lagos, quando se preparava para partir o vidro da porta do estabelecimento, com recurso a um martelo, apercebeu-se da presença do guarda-nocturno e ainda tentou encetar a fuga.
Foi identificado pela PSP, que também apreendeu o material utilizado na tentativa de assalto
De acordo com fontes policiais, após alerta do guarda-noturno foi enviada uma patrulha da PSP para o local, onde o suspeito acabou por ser identificado pelos agentes destacados, que também procederam à apreensão do material usado, ou seja, o martelo, na tentativa de assalto ao estabelecimento comercial.
Dinheiro da caixa registadora seria o objectivo do assalto ao estabelecimento
Não houve qualquer dano devido à intervenção do guarda-noturno
O objetivo seria chegar à caixa registadora para conseguir dinheiro, possivelmente para a aquisição de produto estupefaciente. Contudo, devido à intervenção do guarda-noturno não se registaram quaisquer danos.
PSP de Lagos elabora auto de notícia para dar conhecimento do caso ao Ministério Público
A PSP procedeu à elaboração de um auto de notícia para enviar ao Ministério Público da Comarca de Lagos. Com base na informação prestada, as autoridades judiciais determinarão as medidas a tomar neste processo.
A importância da relação de proximidade e colaboração dos guardas-noturnos com as autoridades policiais, para garantir uma cidade mais segura
Numa altura em que populares, autarcas, empresários e dirigentes associativos no concelho de Lagos lamentam, nomeadamente, a falta de câmaras de vigilância na via pública, destacam, também, a importância da relação de proximidade e colaboração dos guardas-noturnos com as autoridades policiais. Tal situação, notam, pode contribuir para garantir uma cidade mais segura.










