Greve de funcionários no Tribunal de Portimão obriga a ouvir, na terça-feira, o homem detido pela GNR de Lagos, no sábado, por três crimes e que também é suspeito de dezenas de assaltos à pedrada a estabelecimentos

O indivíduo voltou para os calabouços do edifício da Guarda Nacional Republicana de Lagos, na localidade do Chinicato, onde passou o fim-de-semana, após ter sido detido, no sábado, na zona da Meia-Praia a conduzir uma viatura, sem habilitação legal, e que estava sob suspeita e referenciada por aquela força de segurança. Tinha em seu poder, entre outro material, heroína, facas, luvas, uma lanterna, telemóveis, dinheiro e ferramentas supostamente utilizadas em assaltos.

José Manuel Oliveira

Paulo Silva

Será ouvido a partir das 09h.30m. desta terça-feira, 23 de Maio de 2023, por um juiz de instrução criminal do Tribunal de Portimão, segundo apurou o ‘Litoralgarve, o homem detido por militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Lagos, no sábado, dia 20, pelas 19h50m., na zona da Meia-Praia, devido aos crimes de tráfico de droga, posse de armas brancas e condução sem habilitação legal de uma viatura, que já se encontrava sob suspeita e referenciada por esta força de segurança.

A audiência, que estava prevista para esta segunda-feira, 22/05/2023, acabou por ser adiada para o dia seguinte, devido à greve de funcionários, a partir das 17.00 horas, no Tribunal de Portimão, de acordo com informações recolhidas pelo nosso Jornal. Como tal, o suspeito regressou aos calabouços do edifício da GNR de Lagos, situado na localidade do Chinicato, onde passou o fim-de-semana, após a detenção.

ASSALTOS   EM   BENSAFRIM   E   NOS   MONTINHOS   DA   LUZ,   NO   CONCELHO  DE  LAGOS,  E  EM   BURGAU,   JÁ   NO   MUNICÍPIO    DE   VILA    DO   BISPO,   NA    NOITE    DE    SÁBADO

Trata-se do mesmo indivíduo, português, de 52 anos e a viver em Lagos, que será suspeito de um furto em Bensafrim e outro nos Montinhos da Luz, ambos no concelho de Lagos, na noite de sábado, e um ao restaurante ‘Repolho’, na localidade de Burgau, no concelho de Vila do Bispo, com recurso a uma pedra, de que resultaram vidros partidos e de onde nada foi levado por não haver dinheiro no local, como nos revelou na altura o proprietário do estabelecimento. Isto, para além de quatro assaltos cometidos há quase duas semanas, na Praia da Luz, também a estabelecimentos ligados ao sector da restauração, entre os quais a uma pastelaria e a um restaurante, situados no Edifício ‘Luztur’, e a uma pizaria, na Rua da Praia. Nessa noite, os furtos terão rendido mais de trezentos euros ao assaltante.

FACAS,  LUVAS,  UMA   LANTERNA,  FERRAMENTAS,   DINHEIRO   E    HEROÍNA,    NUMA    VIATURA    UTILIZADA    PELO    SUSPEITO

Recorde-se que, no sábado, ao final da tarde, quando, numa operação da GNR, foi detido, o suspeito, além de não possuir habilitação legal de condução, tinha em sua posse dinheiro e diverso material, nomeadamente heroína, duas mochilas, quatro facas (armas brancas), telemóveis, uma lanterna, três luvas e várias ferramentas que, supostamente, utilizaria nos assaltos. Tal situação terá contribuído para os militares da GNR de Lagos procederem à sua detenção, numa altura em que esta força de segurança estava a seguir as movimentações do indivíduo. De resto, como já adiantámos, os elementos da GNR tinham sob suspeita, e referenciado, o veículo utilizado pelo homem suspeito, entretanto detido na zona da Meia-Praia.

Foi  detido  durante  a  madrugada  de  12  de  Maio,  pela  GNR   de   Portimão,  em  flagrante  delito,  no  aeródromo  da   Penina, após  dois   assaltos,  e  libertado   poucas   horas   depois   pelo  tribunal

Como o ‘Litoralgarve’ já noticiou, o mesmo homem tinha sido detido, na madrugada de 12 de Maio, em flagrante delito, por militares da GNR de Portimão, no aeródromo  municipal (conhecido por aeródromo da Penina), localizado na zona de Montes de Alvor, com o apoio de elementos do posto de Lagos, após ter cometido dois assaltos.

Poucas horas depois, acabou por ser libertado pelo Tribunal de Portimão, tendo ficado sujeito a apresentações periódicas na Esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Lagos, como medida de coação. Refira-se que é o mesmo indivíduo, consumidor de droga, nomeadamente heroína, há muito tempo referenciado pelas autoridades como autor de dezenas de assaltos a estabelecimentos do sector da restauração e comerciais, durante as madrugadas, no concelho de Lagos, utilizando como ‘modus operandi’ o recurso a uma pedra para partir os vidros das portas de entrada, de forma a poder levar, sobretudo, dinheiro de caixas registadoras e de gorjetas do pessoal. Tal situação está a provocar um ambiente de autêntico alarme social a empresários e moradores, o que se estendeu, agora, ao concelho de Vila do Bispo.

Há comerciantes que, inclusivamente, já estão a passar as noites nos seus estabelecimentos, de forma a tentar evitar assaltos. O suspeito também tem alargado a sua ação, nomeadamente a quintais de residências, para furtar vestuário e calçado, além de bicicletas e ‘scooters’. 

Nesta altura, espera-se que o Ministério Público do Tribunal de Lagos já tenha a informação necessária, resultante de alguma investigação que a PSP de Lagos possa ter feito até à data, após os vários meses em que ocorreram furtos na cidade e nos quais o indivíduo, agora detido, é suspeito da sua autoria, utilizando sempre o mesmo método de atuação, neste caso vidros partidos de estabelecimentos.

(Em atualização)