“Gosto do Meu Mercado” leva fado e muita animação ao Mercado Municipal de Portimão

Ao longo do mês de maio, o Mercado Municipal de Portimão volta a participar na campanha internacional “Gosto do Meu Mercado”, que visa envolver as comunidades em torno dos seus mercados de proximidade, grossistas e retalhistas, conhecidos pelos produtos frescos e por enfatizarem as relações entre comerciantes e clientes.

No âmbito desta campanha, realce para o evento “H(à) Noite no Mercado”, que a partir das 20h00 de 11 de maio inclui a participação de um Dj com músicas da década de 1980, a que se segue a atuação dos fadistas João Leote e Adriana Marques, assim como uma“passagem de modelos”, onde desfilarão utentes do Centro de Convívio da Aldeia das Sobreiras.

Ao longo de todo o mês, o Talho 4 acolhe um conjunto de “maios”, em colaboração com o Boa Esperança Atlético Clube Portimonense, o Clube União Portimonense, a Sociedade Vencedora Portimonense e o Sporting Glória ou Morte Portimonense, numa organização do Município de Portimão que tem o apoio Centro de Convívio da Aldeia das Sobreiras, responsável pela produção de quatro grandes bonecos de trapo.

Para o efeito, cada coletividade foi convidada a decorar um “maio”, que personifica a primavera e a fecundidade, radicando a origem desta tradição em costumes da Roma pagã ligados ao culto da natureza, e que no Algarve assumiram contornos de crítica política e social, sendo que cada instituição ficará responsável por criar as quadras que acompanharão cada um dos bonecos.

Tal como em anos anteriores, haverá manhãs dedicadas a ‘showcookings’, ao passo que os setores das flores e hortofrutícola levarão a cabo promoções em todas as sextas-feiras e sábados de maio, iniciando estas atividades nos dias 3 e 4 com uma promoção de flores, assinalando a ocasião especial do Dia da Mãe.

Em Portimão, a iniciativa “Gosto do Meu Mercado” é organizada pela Câmara Municipal,contando com as parcerias e apoios doCentro de Convívio da Aldeia das Sobreiras, Comissão Hortofrutícola do Mercado, Boa Esperança Atlético Clube, Clube União, Sociedade Vencedora, Sporting Glória ou Morte e Escola Profissional Gil Eanes.

12 anos a promover a importância dos mercados

Impulsionada desde 2012 pela União Mundial de Mercados Abastecedores e Municipais (WUWM), a campanha é coordenada em Portugal pela SIMAB – Sociedade Instaladora de Mercados Abastecedores e explora as potencialidades das redes sociais.

A WUWM conta na atualidade com a adesão de mais de 4.000 mercados e está presente em 19 países, fazendo o Mercado Municipal de Portimão parte desta rede e promovendo, pelo quarto ano, diversas atividades ao longo de maio. Os interessados em acompanhar a programação desta iniciativa de âmbito nacional podem consultar o seguinte endereço eletrónico: https://gostodomeumercado.pt/

Mais Artigos