“Golfinhos” de Albufeira regressam aos relvados para mais uma edição do campeonato

O espírito desportivo volta a brilhar nos relvados de Albufeira com o regresso do Campeonato dos Golfinhos.  Crianças com idades compreendidas entre os cinco e os oito anos, entram em campo já no próximo domingo, dia 24, para a primeira jornada da competição. Os pequenos atletas integram as escolas de futebol do concelho e percorrem os vários relvados em seis jornadas repletas de entusiasmo e desportivismo. Os primeiros jogos acontecem no Estádio João Campos, em Paderne, às 15h00. Trata-se de um projeto pioneiro, nascido em Albufeira, de grande sucesso, envolvendo cerca de 200 atletas infantis, treinadores e agentes desportivos do concelho. 

Destinado aos jovens talentos, o Campeonato de Futebol – Golfinhos regressa aos relvados do Município de Albufeira e promete momentos de grande desportivismo e diversão. Selecionados de acordo com a idade, os três grupos, Golfinhos A (jogadores com 8 anos de idade), B (com 7 anos) e C (entre 5 e 6 anos), voltam a disputar uma competição dividida em seis fases (cinco jornadas e a final). Esta 16.ª Edição do Campeonato de Futebol – Golfinhos 2024 traz até aos estádios do Município quatro equipas, nomeadamente, o Padernense Clube, o FC Ferreiras, o Imortal DC e o Guia FC, envolvendo mais de 200 atletas infantis, treinadores e agentes desportivos do concelho.

A 1.ª Jornada arranca no dia 24 de março (domingo), no Estádio João Campos, em Paderne, a partir das 15h00. A 14 de abril, a competição prossegue no Campo Sintético da Nora, nas Ferreiras, com a 2.ª etapa. No dia 25 de abril, os “mini” craques disputam a 3.ª jornada no Estádio Municipal de Albufeira e, a 5 de maio, a 4.ª jornada desenrola-se no Sintético Municipal de Albufeira. A 19 de maio, a competição continua no Campo Sintético da Guia FC a acolher a penúltima jornada. Por fim, a grande final está marcada para o dia 2 de junho, no Campo Sintético dos Montes Elóis, em Paderne, onde todos serão consagrados vencedores. 

Desde o ano de 2007 que o evento proporciona aos jovens atletas do concelho “a oportunidade de participarem numa competição saudável, onde o principal objetivo é fomentar o convívio e a diversão”, como reafirma o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo. José Carlos Rolo, refere igualmente ser um dos propósitos do Município a promoção do desporto no concelho “e assegurar o convívio e a integração dos jovens que competem”, reforçando ainda “a importância do desportivismo e associativismo no Município”.

Cristiano Cabrita, responsável pelo pelouro do Desporto e Juventude, salienta por seu turno que “o Campeonato do Golfinhos é sempre um momento alto de satisfação, não só para os mais pequenos, mas também para os pais e encarregados de educação que vivem intensamente o sonho das suas crianças”. O edil reforça ainda que “Albufeira é uma cidade que não vive apenas do turismo e são estes eventos desportivos com carácter social e cultural que evidenciam as dimensões que marcam o concelho e que reforçam a candidatura do Município, a Cidade Europeia do Desporto 2026”.

Refira-se que o Campeonato dos Golfinhos, direcionado para promover o fair play, a integração e iniciação na prática desportiva entre as crianças de Albufeira, é um projeto pioneiro do Município, que tem somado sucessos em cada edição.