Gala do Desporto homenageou o mérito de 707 atletas e treinadores de Portimão

Na passada sexta-feira, 8 de dezembro, o Município de Portimão homenageou mais uma vez os campeões portimonenses, reconhecendo e premiando publicamente o mérito de atletas e treinadores que se destacaram na época desportiva de 2022/23 e elevaram o nome do concelho, tanto no panorama nacional como até, em alguns casos, no internacional.

 

Na 22ª edição da Gala do Desporto, realizada no Portimão Arena no âmbito das comemorações do Dia da Cidade, foram homenageados mais de sete centenas de agentes desportivos, entre atletas e treinadores, em representação de 30 clubes, quatro agrupamentos escolares e três universidades, praticantes de 40 modalidades.

 

Com o Prémio Grau Ouro, foram homenageados 34 atletas e 13 treinadores, enquanto no Prémio Grau Prata foram homenageados 201 atletas e 26 treinadores, ao passo que o Prémio Grau Bronze foi atribuído a 406 atletas e 27 treinadores.

 

Na ocasião, o Município de Portimão homenageou com o Prémio de Mérito Desportivo a Federação de Ginástica de Portugal, pelos 30 anos do Torneio Internacional de Portimão e pelo “enorme contributo para o desenvolvimento desportivo e social da modalidade no concelho e na região”.

 

Ainda com o Prémio de Mérito, foi homenageada a Associação Jogos de Quelfes Portugal, pelos 15 anos dos Jogos de Quelfes e em reconhecimento do trabalho desenvolvido em prol do desporto para todos, sem esquecer a capacidade mobilizadora da comunidade educativa e desportiva, a disseminação dos valores do olimpismo e a ética desportiva, tendo a distinção sido entregue a Jorge Costa, presidente da entidade, e a Gustavo Marcos, representante dos Jogos de Quelfes.

 

O Portimonense Sporting Clube foi distinguido com o Prémio Igualdade, pelas boas práticas na integração da dimensão da igualdade de género, em modalidades desportivas federadas, com uma equipa totalmente feminina a competir num Campeonato Distrital de Infantis, cabendo a João Santos, diretor do clube, receber o galardão.

 

Ao longo da cerimónia houve vários momentos de animação a cargo de duas escolas de dança do concelho, respetivamente, Associação Dança Mais, da responsabilidade de Joana Wirachman, e Escola Municipal de Dança, com o grupo de Dança Contemporânea, orientado por Rita Lopes.

 

Notas sobre os diversos prémios

 

O Prémio Mérito é atribuído a entidades ou individualidades que, de forma relevante, tenham contribuído para o desenvolvimento e mérito desportivo do concelho e/ou do desporto em geral.

 

Já o Prémio Igualdade é atribuído por proposta do Município de Portimão a agentes promotores de atividades e/ou competições desportivas que, de forma significativa, tenham contribuído para o reforço da igualdade de género no desporto ao longo de cada época desportiva.

 

Quanto ao Prémio Grau Bronze, é entregue a atletas representantes de clubes, universidades ou agrupamentos de escolas do concelho, e a atletas naturais ou residentes do município que representando entidades de fora do concelho, que se classificaram no primeiro lugar de campeonatos e taças regionais/distritais oficiais federativas ou do desporto escolar.

 

O Prémio Grau Prata destina-se a atletas representantes de clubes, universidades ou agrupamentos de escolas do concelho, e a atletas naturais ou residentes do município que representando entidades de fora do concelho, que se classificaram nos três primeiros lugares de campeonatos e taças nacionais oficiais federativas ou do desporto escolar.

 

Por fim, o Prémio Grau Ouro é atribuído a atletas naturais ou residentes no concelho classificados entre os dez primeiros lugares de campeonatos e taças da Europa e do Mundo, obtidos em competições oficiais federativas ou do desporto escolar.