Gala do Desporto de Portimão homenageia mérito de 476 atletas e treinadores

No passado sábado, dia 10 de dezembro, o Município de Portimão homenageou mais uma vez os campeões portimonenses, reconhecendo e premiando publicamente o mérito de atletas e dirigentes que se destacaram na época desportiva de 2021/22 e elevaram o nome do concelho de ao mais alto nível.

Na 21ª edição da Gala do Desporto, realizada no Portimão Arena no âmbito das comemorações do Dia da Cidade, foram homenageados 476 agentes desportivos, entre atletas e treinadores, do universo desportivo do concelho em representação de 21 clubes, quatro agrupamentos escolares e cinco universidades, praticantes de 35 modalidades.

Com o Prémio Grau Ouro, foram homenageados 13 atletas e sete treinadores, enquanto no Prémio Grau Prata foram homenageados 158 atletas e 27 treinadores, ao passo que o Prémio Grau Bronze foi atribuído a 253 atletas e 18 treinadores.

Na ocasião, o Município de Portimão homenageou com o Prémio de Mérito Desportivo a Associação de Futebol do Algarve (AFA), pelo seu centenário e em reconhecimento do trabalho desenvolvido em prol do desporto e da comunidade, do fomento contínuo da prática regular de desporto e atividade física e do contínuo desenvolvimento dos clubes e atletas algarvios, tendo a distinção sido entregue pelo vice-presidente da autarquia, Álvaro Bila ao presidente da AFA, Reinaldo Teixeira.

A cerimónia contou ainda com a presença do executivo municipal, do diretor regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, Custódio Moreno, do representante da DGEstE Algarve – Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Eduardo Sena, do presidente da Associação Andebol do Algarve, João Estrela, do presidente da Associação de Ginástica do Algarve, Alexandra Ferreira, do representante da Associação de Judo do Algarve, Ricardo Henriques e da vice presidente da Associação de Ciclismo do Algarve, Ana Cunha.

Ao longo da cerimónia houve vários momentos de animação a cargo de duas escolas de dança do concelho, a Ritmo Studio, orientado pela professora Vânia Lourenço, e a Dança Mais, a cargo da professora Joana Wirachman através do grupo Sorority Dance Crew, que recentemente venceu a edição deste ano da competição nacional Portugal a Dançar, cuja final de 2023 será realizada em Portimão.

Notas sobre os diversos prémios

O Prémio Grau Ouro é atribuído a atletas naturais ou residentes do concelho classificados entre os dez primeiros lugares de campeonatos e taças da Europa e do Mundo, obtidos em competições oficiais federativas ou do desporto escolar.

O Prémio Grau Prata destina-se a atletas representantes de clubes, universidades ou agrupamentos de escolas do concelho, e a atletas naturais ou residentes do município que representando entidades de fora do concelho, que se classificaram nos três primeiros lugares de campeonatos e taças nacionais oficiais federativas ou do desporto escolar.

O Prémio Grau Bronze é entregue a atletas representantes de clubes, universidades ou agrupamentos de escolas do concelho, e a atletas naturais ou residentes do município que representando entidades de fora do concelho, que se classificaram no primeiro lugar de campeonatos e taças regionais/distritais oficiais federativas ou do desporto escolar.

PUBLICIDADE