Futuros Chefes de cozinha mergulham no admirável mundo novo das microalgas

A Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve vai realizar, no próximo dia 2 de maio, um workshop culinário sobre biotecnologia de microalgas em colaboração com o GreenColab e o reputado chefe algarvio Leonel Pereira

 Se um dia destes lhe apetecer um Risotto e a ementa do restaurante lhe oferecerRisotto de Alga Tetraselmis com Cavala, aceite o desafio.

Este é um dos pratos que o chefe Leonel Pereira, já distinguido com uma estrela Michelin, irá confecionar para apresentar o admirável mundo novo das algas marinhas aos alunos de Gestão e Produção de Cozinha da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.

Com o tema “Algas: a Redescoberta de um Ingrediente Ancestral” irá decorrer na EHTA o primeiro workshop em parceria com o Greencolab, uma destacada plataforma colaborativa entre a investigação e a indústria, dedicada à exploração de macro e microalgas como componente essencial para diferentes setores, entre eles a área alimentar.

Para a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve este evento insere-se na sua matriz formativa de vanguarda das tendências de sustentabilidade e inovação da indústria, além de ser uma oportunidade única para os alunos interagirem diretamente com profissionais de topo: «Ao incorporar estas práticas no currículo, estamos a capacitar os nossos alunos para se tornarem profissionais da nova geração na indústria da restauração e hoteleira, com um forte compromisso com a alimentação saudável, a boa utilização dos recursos marinhos e boas práticas de sustentabilidade» refere Abílio Guerreiro, Coordenador dos Cursos de Cozinha e responsável pelos Laboratórios abertos de experimentação e projetos de I&D da EHTA.

Se por um lado, é cada vez maior o interesse da indústria alimentar no uso de algas nos seus produtos e pratos, por outro cresce de forma expressiva a curiosidade e receptividade da população a estes ‘novos’ ingredientes, mais saudáveis, funcionais e sustentáveis.

Sensível a esta tendência global, há muito que o chefe de cozinha Leonel Pereira introduz nos seus menus pratos com algas marinhas, potenciando nutrientes e sabores e elevando a fasquia da criatividade. É toda esta nova visão que o chefe algarvio vai transmitir aos alunos da EHTA, num workshop em que se cruzarão doses grandes de conhecimento, inspiração, inovação e empreendedorismo.

 No caso de não gostar de Risotto, e for antes um fã incondicional de bacalhau, é capaz de encontrar brevemente num menu o curioso Bacalhau com Xarém de Tetraselmis Chui.

 Lembre-se que é muito provável que na cozinha esteja um jovem chefe, que por agora é um dos atuais alunos da EHTA. Estará, certamente, em boas mãos.