Fundação Dieter Morszeck faz donativo ao CHUA e ajuda a concretizar sonhos na área pediátrica

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) recebeu hoje, dia 22 de Fevereiro, um importante donativo por parte da Fundação Dieter Morszeck. Este donativo, no valor de 1 milhão e 500 mil euros, vai apoiar projetos estruturantes para o CHUA, dos quais se destacam o Centro de Desenvolvimento Pediátrico e a Reabilitação Intensiva, a nova estrutura para a criação de raiz da Procriação Medicamente Assistida (PMA) e múltiplas melhorias na Oftalmologia.

De acordo com Ana Varges Gomes, presidente do Conselho de Administração, “este donativo vai beneficiar, sobretudo, projetos ligados à área da pediatria, desde o Centro de Desenvolvimento Pediátrico até à Procriação Medicamente Assistida, como as áreas de fisioterapia para crianças com algum tipo de patologia e equipamentos que permitem fazer diagnósticos que, até este momento, não eram possíveis”. O objetivo é que “as crianças possam fazer todo o seu percurso terapêutico no Algarve, sem terem de deixar a região. Ou seja, capacitar a região para tratar melhor as nossas crianças”.

Já o presidente da Fundação, Dieter Morszeck salientou “a importância de poder ajudar as crianças, que são o nosso futuro. Com este projeto vamos realizar alguns sonhos e eu tenho muito orgulho em vos poder ajudar”. Com investimentos em vários setores, por todo o mundo, este é o segundo projeto na área da saúde em Portugal apoiado por Dieter Morszeck.

Também Alexander Rathenau, Cônsul-honorário da República Federal da Alemanha, destacou esta iniciativa como um exemplo da parceria entre Portugal e a Alemanha, agradecendo o donativo à Fundação e ao Conselho de Administração o facto de terem aceitado este desafio e levarem por diante os projetos.

A apresentação dos objetivos deste protocolo esteve a cargo do vogal executivo do Conselho de Administração, Paulo Neves, que sublinhou a responsabilidade de receber este donativo, que tem como prazo de execução Fevereiro de 2024 e que “é focado nos jovens e na infância, mas que é transversal a todas as unidades do CHUA e pretende dar a todos uma melhor oportunidade para o futuro”. “Por cada euro agora doado, o CHUA deverá realizar o mesmo valor de investimento, duplicando o valor”, afirmou.

A cerimónia de assinatura de protocolo entre a Fundação Dieter Morszeck e o CHUA decorreu no Auditório da Unidade Hospitalar de Faro com a assinatura de um protocolo, que contou com a presença de todos os elementos do Conselho de Administração do CHUA, assim como de Dieter Morszeck, em representação da Fundação Dieter Morszeck e de Alexander Rathenau, Cônsul-honorário da República Federal da Alemanha. Na sessão estiveram ainda presentes vários profissionais de saúde do CHUA.