Freguesia da Guia, em pleno centro do Algarve, enche-se de animação no domingo de Páscoa com a Prova do Folar

Música e animação, uma Mostra de Artesanato e, claro, um Folar Gigante que será partilhado com todos os participantes. A tradição volta a celebrar-se no domingo de Páscoa, com a Guia a acolher a Prova do Folar, evento que vai já na sua 19ª edição e que é um dos cartazes da época nesta região.

A Freguesia da Guia, em pleno centro do Algarve, enche-se de animação no domingo de Páscoa com a Prova do Folar. O evento vai já na sua 19º edição e anima a Freguesia durante esta época do ano, considerada como o início da época turística.

São muitos os turistas, mas também os residentes que se juntam no Polidesportivo da Guia, para uma tarde bem animada onde não falta a música e a animação, este ano a cargo dos artistas Valter Cabrita e José Praia e Aquaviva. Além da música, o evento inclui ainda uma Mostra de Artesanato onde não faltam os doces e iguarias alusivos à época.

Mas o ponto alto desta celebração é mesmo a Prova do Folar, um folar gigante com mais de 250 quilos, que é partido e distribuído por todos os presentes, num momento de partilha que simboliza também o espírito da época.

Esta é uma organização da Junta de Freguesia da Guia, com o apoio do Comércio Local e da Câmara Municipal de Albufeira.

Para Dinis Nascimento, Presidente da Junta de Freguesia da Guia, o evento constitui “uma tradição que tem ganho cada vez mais aderentes que procuram algo de genuíno na nossa região, sendo esta Prova um momento de partilha, de convívio e de celebração dos valores da época”.

A Prova do Folar decorre no domingo, 9 de abril, a partir das 16 horas. O evento tem entrada gratuita e, claro, o Folar Gigante é também gratuito.