Foi Criada uma Nova Associação de Pesca Artesanal e Lúdica no Sotavento Algarvio, a APALA

A APALA é a nova associação que ganhou destaque em Altura, pertencente ao concelho de Castro Marim.

A APALA é designada como Associação de Pesca Artesanal e Lúdica de Altura. É uma associação sem fins lucrativos que trabalha para preservar a tradição do legado deixado ao longo dos últimos anos pelas gerações mais antigas de pescadores.

A associação promove a pesca sustentável e lúdica, a educação ambiental, a valorização da cultura da pesca e a ação pedagógica da mesma para todas as idades. Trabalha principalmente para preservar esta atividade, garantindo que a mesma continue a ser uma parte importante do Sotavento Algarvio para as gerações futuras.

Na vertente pedagógica, a associação aposta em formações na área da pesca para todas as idades, onde existem protocolos que visam a colaboração entre várias entidades formadoras.

Os objetivos da APALA enquanto associação sem fins lucrativos é desenvolver cada vez mais tudo o que foi deixado anteriormente pelos pescadores de Altura e tornar uma associação melhor e nobre.

A APALA declara-se uma associação amiga do ambiente e ainda preocupada com o futuro não só do mar mas também das gerações seguintes.

Ser um agente de mudança na promoção da educação ambiental e do desenvolvimento local é um dos aspetos que a nova associação pretende contribuir e dar mais destaque.

No passado dia 25 de novembro, realizou-se a primeira ação da associação naquilo que é considerado a preservação ambiental. Os membros pertencentes à APALA arregaçaram todos as mangas e realizaram uma limpeza do lixo na área abrangida da associação, a praia da Alagoa. Como já referido, a APALA encontra-se empenhada para todas as ações que contribuam para a promoção da educação ambiental, e esta ação foi a primeira de muitas.

Mais Artigos