Fim-de-semana de 24 e 25 de setembro foi marcado em Albufeira pelo Desporto

O fim-de-semana de 24 e 25 de setembro foi marcado em Albufeira pelo Desporto: acolheu o “Albufeira Footvolley Cup 2022”, quatro Supertaças do Algarve em Futsal e ainda o 57.º e o 21.º Campeonatos do Mundo de Pesca Embarcada – Seniores e Juniores. A estes momentos, o público marcou a sua presença em grande número e entusiasmo. O presidente da Câmara Municipal salientou a excelente capacidade de Albufeira em acolher eventos desportivos, “sendo este fim-de-semana revelador do nosso dinamismo. Esta e outras razões foi o que nos levou a apresentar a candidatura de Albufeira Cidade Europeia do Desporto 2026”. 

Albufeira teve um fim-de-semana “em cheio” no âmbito do Desporto e da Animação. Ocorreu mais uma edição do “Albufeira Footvolley Cup 2022”, que durante os dias 24 e 25, acolheu os melhores atletas nacionais e internacionais.

Os jogos da fase de grupos e a fase eliminatória decorreram durante todo o dia 24, com vista à apuração final, do dia 25. Espanha foi a grande vencedora do campeonato, com a vitória de Miquel Marin e Maxi Sosa; em segundo e terceiro lugar no pódio foi Portugal, com a presença de duas equipas, constituídas primeiramente por David Peres e Djalmir Andrade, e Fábio Murraças e David Dias; Espanha ficou também em quarto lugar, com os atletas Mario Segura e Mario Barrera. Público de todas as idades não faltou ao longo dos jogos, com muitos estrangeiros na assistência e uma forte presença de aficionados espanhóis e portugueses.

Paralelamente à prova principal, realizou-se ainda o “Algarve Cup 4×4”, com quatro equipas em representação dos clubes algarvios: Imortal D.C, FC de Ferreiras, FC 11 Esperanças e CRD Santaluziense. O grande vencedor foi o FC Ferreiras/Arena Ataboeira num confronto entre vizinhos, com o Imortal DC.

No domingo, o Pavilhão Desportivo acolheu quatro Supertaças do Algarve em Futsal. Um Pavilhão repleto de aficionados da modalidade, para assistir ao dérbi que contou com a disputa de quatro jogos, a envolver sete emblemas. Portimonense SC, GEJUPCE Portimão (iniciados), UD Castromarinese, Sonâmbulos FLA (Juvenis), CF Boavista (Juniores), SRBU Parchalense e o SC Farense (Seniores Femininos), foram as setes equipas presentes em campo.

O primeiro jogo do dia deu-se às 10h00, numa disputa entre o Portimonese Sporting Clube (SC) e o GEJUPCE – Portimão, no escalão de Iniciados. A vitória partiu do Portimonese por 8-1. Seguiu-se às 12h30 o escalão de Juvenis, com vitória atruida ao Sonâmbulo Luzense Associação (FLA), que venceu o Desportiva (UD) Castromarinese, após o desempate através da marcação de grandes penalidades (2-2). Relativamente ao terceiro jogo que decorreu às 16h00, o Sonâmbulos (FLQA) sagrou-se novamente vencedor, desta vez no escalão de Juniores. O Clube levou a melhor nas grandes penalidades (4-3), sobre o Clube Futebol BoaVista. Ao final da tarde, às 18h30 decorreu o último jogo relativo à Supertaça, referente ao escalão Seniores Femininos marcou-se pela vitória do Sociedade Recreativa Boa – União (SRBU) de 5-1 frente ao Sporting Clube Farense.

Ainda no Desporto, o Largo Eng.º Duarte Pacheco acolheu as equipas dos 14 países que integram o 57.º e o 21.º Campeonatos do Mundo de Pesca Embarcada – Seniores e Juniores, respetivamente. A cerimónia de Abertura foi antecedida por um Desfile das equipas dos países participantes, acompanhados pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Albufeira e pelas crianças da Santa Casa da Misericórdia. Presente nesta cerimónia estiveram os presidentes das diversas entidades. José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal e principal patrocinador destes Campeonatos demonstrou a sua satisfação por ”acolher equipas de tantos países”, salientando a excelente capacidade de Albufeira em acolher eventos desportivos, “sendo este fim-de-semana revelador do nosso dinamismo. Esta e outras razões levaram-nos a apresentar a candidatura de Albufeira Cidade Europeia do Desporto 2026”. O Presidente da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva do Alto Mar, Carlos Vinagre e o Presidente da FIPS-M – Fédération Internationale de Pêche Sportive en Mer, Gilbert Zanguerlé enalteceram a boa colaboração do Município e por último, o secretário-geral da FIPS-M, Attilio la Porta, declarou abertos os campeonatos, que vão decorrer em Albufeira até ao próximo dia 1 de outubro.

PUBLICIDADE