Festival dos Descobrimentos, de 30 de Abril a 04 de Maio, com o tema «A Grande Aventura – De Lagos ao Japão», recorda a História para atrair visitantes

Organizado pela Câmara Municipal de Lagos, o evento, dedicado aos séculos XV e XVI, começa com um cortejo histórico e incluirá, diariamente, espectáculos, animação diversa, música, exposições, conferências, Feira Quinhentista e recreação histórica, entre outras iniciativas. Tem lugar de dois em dois anos e é habitualmente encarado como um forte contributo para a atracão turística e a atividade económica na cidade de Lagos.

José Manuel Oliveira

«A Grande Aventura – De Lagos ao Japão». É este o tema da 12ª. edição do Festival dos Descobrimentos, que terá lugar de 30 de Abril a 04 de Maio de 2025, nesta cidade do barlavento algarvio. A Praça do Infante Dom Henrique, onde se situam a sua estátua, a Igreja de Santa Maria, o Armazém Regimental e o Mercado de Escravos; o Jardim da Constituição de 1976, no qual se encontra a estátua do navegador Gil Eanes, que dobrou o Cabo Bojador; e o Forte Ponta da Bandeira, junto ao cais da Solaria e à Praia da Batata, são os locais em que decorrerá a maior parte das festividades entre as 15h00 e as 01.00 horas da madrugada de cada um dos cinco dias.

O evento, organizado pela Câmara Municipal de Lagos de dois em dois anos, envolve a participação das denominadas forças vivas do concelho, nomeadamente da comunidade escolar e elementos de associações, e conta com espectáculos diversos, polos interactivos, recreação histórica, exposições, conferências, animação permanente, música, um cortejo histórico, com passagem de figurantes pela Avenida dos Descobrimentos, e Feira Quinhentista, entre outras iniciativas.

Principia a uma quarta-feira, com «O Fim do Mundo e o Desconhecido», no século XV, e termina a um domingo, com «Os amores de uma princesa e de um aventureiro português», no século XVI

Assim, de acordo com as primeiras informações sobre o programa, a que o ‘Litoralgarve’ teve acesso, no primeiro dia, 30 de Abril (uma quarta-feira) o XII Festival dos Descobrimentos terá como temática «O Fim do Mundo e o Desconhecido», abrangendo o início do século XV. Já no dia 01 de Maio será a vez de «Lagos, o Infante e os navegadores» – século XV, enquanto o dia 02 será dedicado ao «Sonho da Índia», agora no século XVI. «Os portugueses em Terras do Sol Nascente», também no século XVI, foi a temática escolhida para o quarto dia deste evento, 04 de Maio, igualmente entre recreações históricas, animação, espectáculos, exposições e conferências.

Finalmente, no dia 05 de Maio (domingo), o 12º. Festival dos Descobrimentos, em Lagos, terminará com o espectáculo «Os amores de uma princesa e de um aventureiro português», em mais uma recreação histórica remontando, igualmente, ao século XVI.

Grupo ‘Aqui há história’, com sede em Lagos, estará envolvido em representações

Com sede em Lagos, o conhecido grupo cultural ‘Aqui há História’, de recreação histórico-medieval, terá a seu cargo várias representações no 12º. Festival dos Descobrimentos, nesta cidade, como referiu ao ‘Litoralgarve’ Ângelo Mariano, um dos seus elementos fundadores.

Tasquinhas para venda de produtos ligados à restauração e ao artesanato, entre outros

Na última edição, em 2023, o evento atraiu cerca de 50 mil visitantes

O evento, que será apresentado publicamente dentro em breve, deverá contar, também, com ‘tasquinhas’ para venda de produtos diversos, nomeadamente ligados aos sectores da restauração e do artesanato, na Praça do Infante Dom Henrique e no Jardim da Constituição, junto ao antigo Castelo dos Governadores. Trata-se de uma iniciativa, a anteceder a época turística, que atrai, habitualmente, muito público aos locais onde decorre. Só na última edição, em 2023, foram “entre 40 a 50 visitantes”, no total, como referiu, na altura, ao ‘Litoralgarve’, o presidente da Câmara Municipal de Lagos, Hugo Pereira, que também participou no cortejo histórico.