Festival do Perceve de Vila do Bispo soma mais um êxito

O Festival do Perceve de Vila do Bispo que decorreu este fim de semana, de 7 a 9 de junho, terminou com chave de ouro. A noite de domingo foi uma das mais concorridas que culminou com o concerto de Matias Damásio.

No evento, que atraiu ao local mais de 11 mil pessoas, foram consumidos 5300 quilos de marisco, incluindo mais de 1000 quilos de perceves.

Entre as iguarias, os visitantes degustaram para além dos afamados perceves, uma iguaria de “comer e chorar por mais”, outros petiscos igualmente tentadores como o mexilhão, navalheiras, choco frito, papas de mexilhão, moreia frita entre outros.

Nestes três dias de festa, além dos petiscos da cozinha Vila-bispense, o Festival contou também com animação itinerante dos Al-Fanfare, um espaço dedicado às crianças e zona de expositores.

Também a animação musical fez parte deste certame. Para além do concerto memorável do Matias Damásio, o evento ficou marcado pelo espetáculo ABBAMIA – Tributo a Abba no dia de abertura e pela Festa M80 que animou a noite do segundo dia.

No decorrer desta iniciativa foi apresentado o documentário “Mãos na Maré” na tenda da restauração do Festival do Perceve, um testemunho dos marisqueiros de Vila do Bispo sobre a apanha do perceve e os riscos que enfrentam todos os dias para conseguir o seu sustento. Um filme da Associação de Marisqueiros de Vila do Bispo que conta com o apoio da autarquia.

O Festival do Perceve, organizado pela Câmara Municipal em parceria com a Associação dos Marisqueiros da Vila do Bispo e Costa Vicentina, teve, mais uma vez, como objetivo promover um dos maiores ativos gastronómicos da região, dinamizar a economia, animar a comunidade local e atrair novos visitantes.