Festival das amendoeiras em flor de regresso

Está a chegar o evento que celebra as tradições da serra em pleno inverno: o III Festival das Amendoeiras em Flor do Algarve. O palco é a localidade de Alta Mora, o recinto pinta-se em tons branco e rosa, e a agenda está fechada: 02, 03 e 04 de fevereiro de 2024.

 

A Associação Recreativa, Cultural e Desportiva dos Amigos da Alta Mora (ARCDAA), a fundadora e anfitriã desde evento, já iniciou os trabalhos de preparação da III edição deste festival, que este ano beneficia do Estatuto de Mecenato Cultural.

O Festival é uma iniciativa estratégica e promocional das tradições e identidade do território, com o objetivo de combate à desertificação da serra algarvia. A terceira edição marca o roteiro turístico da região em plena época baixa, afirmando-se como o: Festival das Amendoeiras em Flor do Algarve.

Vão ser três dias de festival: 02, 03 e 04 de fevereiro com um programa disponível em seis idiomas (PT, ES, FR, EN, DE, NL) disponível em: festivalamendoeiras/  A entrada é gratuita para crianças até aos 10 anos. Dos 11 aos 14 anos o custo é de € 2,00 e de € 3,00 para adultos.

O pedestrianismo é a modalidade de eleição. Quatro percursos sinalizados durante o evento com níveis de dificuldade diferenciados, desde o participante de passeio até aos mais aventureiros (5, 8, 11, 20 km). Calendário, inscrições, montantes e demais informações disponíveis AQUI

Novos espetáculos em três palcos do recinto. No circuito do Folk e da World Music: Al- Fanfare, o Grupo Recanto, os Magano, os Pé na Terra e o DJ Gaiteirinho e Filipe Santos. No registo flamenco, a cantora Ana Barba. O aclamado tributo ao acordeão com António Manuel e Ernesto Batista e Silvino Campos. A música popular com os Allcante, os Seiva, Afonso Dias e Pardais à Solta. No campo da etnografia o Grupo Etnográfico Amendoeiras em Flor e o Rancho Folclórico do Azinhal» e o Grupo Coral e Etnográfico Vozes de Almodôvar.

Nas artes performativas a exaltação do folclore português com Sofia Pimentão, a recriação da famosa «lenda das amendoeiras em flor» pela Associação Satori e o espetáculo «Festival da Art´Ri-te», encenado pelo CCD de Castro Marim. Na dança, e a representar o território, as «Arutla» do Clube Recreativo Alturense; na vertente internacional, o grupo de dança sevilhana Gracia Diaz. Para recordar a edição de 2023 a exposição fotográfica «II Festival Amendoeiras em Flor» da Associação ¼ Escuro. A pensar nos mais pequenos, animação infantil com pinturas faciais, jogos tradicionais, animais da quinta, passeios de burro e estátuas vivas.

Regressa a tradicional torta de amêndoa gigante, com a colaboração da Escola de Hotelaria e Turismo de VRSA, e que perfaz agora 42 metros! Um mercado de rua mais amplo, tasquinhas e a «aldeia do artesão». Também, e face ao sucesso de 2023, regressam os ateliers de pão, cestaria e as oficinas de plantação de amendoeiras. Inscrições gratuitas, mas obrigatórias AQUI

A edição de 2024 conta com o apoio financeiro do Sistema de Incentivos Portugal Events do Turismo de Portugal e com o apoio IEFP através do Programa de Promoção das Artes e Ofícios.

Esta é uma iniciativa da ARCDAA com a parceria e apoio do Município de Castro Marim e da Junta de Freguesia de Odeleite.