Festival «Afro Nation», em Portimão – PSP detém dez pessoas e apreende 504 doses de cocaína, 458 de liamba, 400 de haxixe, 245 de anfetaminas, 74 botijas de óxido nitroso e 1.424 euros provenientes do tráfico de droga

As detenções resultaram da prática de crimes de tráfico de estupefacientes, resistência e coação sobre funcionário, condução sem habilitação legal e especulação.

José Manuel Oliveira

“Um total de 458 doses de liamba, 504 doses de cocaína, 245 doses de anfetaminas, 400 doses de haxixe, 74 botijas de óxido nitroso e 1.424 euros que se suspeitam provenientes do tráfico de estupefacientes.” Este foi um dos resultados da actividade operacional de agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) durante o Festival de Música «Afro Nation», realizado na passada semana, de 26 a 28 de Junho, na Praia da Rocha, em Portimão, com 35 mil participantes em cada dia, tendo sido, também, “detidas dez pessoas pelos crimes de tráfico de estupefacientes, resistência e coação sobre funcionário, condução sem habilitação legal e, ainda, especulação”, refere, em comunicado divulgado na tarde de segunda-feira, 01 de Julho, o Comando Distrital de Faro da PSP. Não foram indicadas quais as medidas de coacção a que os detidos ficam sujeitos, enquanto decorre o processo.

“Levantados cinco autos por contraordenação relativos à posse de produto estupefaciente e venda e/ou posse de óxido de nitroso”

“Foram levantados, igualmente, 5 autos por contraordenação relativos à posse de produto estupefaciente e venda e/ou posse de óxido de nitroso”, acrescenta a polícia.

Operação envolveu, diariamente, cerca de duas centenas de agentes policiais das suas diversas valências

A PSP montou um dispositivo considerado especial, com cerca de 200 agentes das suas diversas valências, diariamente, cuja atuação visou garantir a ordem pública, a gestão do tráfego rodoviário e a prevenção de atividades criminosas que geram maior sentimento de insegurança à comunidade.

Enchente em hotéis, restaurantes, cafés, bares e estabelecimentos comerciais. “Toda a gente ganhou dinheiro nestes dias”

Por outro lado, segundo apurou o ‘Litoralgarve’, o Festival de Música «Afro Nation», encarado já como um evento âncora nesta altura do ano, em Portimão, contribuiu para encher unidades hoteleiras, restaurantes, cafés e bares na zona da Praia da Rocha, bem como para efetuar compras em estabelecimentos comerciais, também na cidade. “Toda a gente ganhou dinheiro nestes dias”, disseram, ao nosso Jornal, vários populares. Turistas, nomeadamente de origem africana, ingleses e norte-americanos, entre outras nacionalidades, foram dos que mais marcaram presença nesta zona do Algarve durante o período que antecedeu o festival e após o seu final.