Festa dos Tabuleiros Floridos volta a animar a aldeia de Parises com propostas para toda a família

Em família ou entre amigos, este fim de semana convida a uma visita a Parises, no coração da Serra do Caldeirão de São Brás de Alportel, que estará animada com um programa de caminhadas, oficinas criativas intergeracionais, peregrinação, eucaristia, petiscos, artesanato, atuações,  o divertido baile serrano e o tradicional leilão dos tabuleiros floridos dedicados em honra de Nossa Senhora de Fátima

A tradição regressa a Parises no próximo fim de semana, 11 e 12 de maio, com uma nova edição da Festa dos Tabuleiros Floridos, que conta um programa recheado de propostas para toda a família, integrado na rota das “Aldeias de Portugal”.

Um fim de semana especial onde não faltará a peregrinação, a tradicional procissão das velas, o bailarico com leilão de tabuleiros e muitas novidades, nomeadamente diversas caminhadas e oficinas para miúdos e graúdos aprenderem a fazer os “biscoitos de festa” e a preparar os tabuleiros floridos.

A pitoresca aldeia de Parises, situada no coração da Serra do Caldeirão de São Brás de Alportel, celebra este fim de semana a aparição de Fátima aos pastorinhos, com mais uma edição da bonita Festa dos Tabuleiros Floridos em honra de Nossa Senhora de Fátima, uma tradição de cariz religioso que conta anualmente com muitas centenas de visitantes.

O programa tem início no sábado, logo pelas 15h00, junto à Igreja Matriz de São Brás de Alportel, com uma caminhada de 17 quilómetros até Parises. Uma iniciativa de dificuldade elevada da responsabilidade da São Brás a Caminhar que leva os participantes por trilhos da ligação à Via Algarviana.

Uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel que faculta viatura de apoio e transporte de regresso aos participantes nesta caminhada de 20 quilómetros, com dificuldade elevada. Inscrições até dia 10 de maio, pelas 16h00 para os contactos: 289 840 000 / municipe@cm-sbras.pt .

A tradicional Procissão das Velas no Adro da Capela de Parises tem início pelas 21h30 e encerra o primeiro dia deste evento.

O domingo, dia 12, começa com um passeio pelos campos da aldeia que tem início às 9h30, junto à Casa da Serra – Núcleo Interpretativo da Serra do Caldeirão. Depois de colher as flores, será tempo de participar na oficina intergeragional de preparação dos tabuleiros floridos que inclui a confeção de “biscoitos de festa” e “filhós lêvedas”!

Uma missão muito especial para dar uma nova vida a esta antiga tradição, pelas mãos dos mais jovens, dinamizada pelo Grupo de Trabalho “Amigos da Aldeia” e que conta com o apoio do Agrupamento de Escuteiros de São Brás de Alportel.

A participação nestas atividades carce de inscrição prévia e do pagamento de três euros por pessoa. Inscrições disponíveis através dos contactos: 289 840 019 / municipe@cm-sbras.pt.

Entretanto, ao Parque da Serra regressa, a partir as 12h00 o Mercadinho na Aldeia, com artesanato, produtos locais e saborosas refeições e petiscos.

A eucaristia em honra da Nossa Senhora de Fátima realiza-se na Capela de Parises, pelas 15h30. Momento seguido do tradicional bailarico, das atuações do Grupo Folclórico da Velha Guarda e do grupo Urban Xpression assim como o aguardado leilão dos tabuleiros floridos.

Esta edição especial da Festa dos Tabuleiros Floridos em honra de Nossa Senhora de Fátima é organizada, em parceria, pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Paróquia de São Brás de Alportel e Agrupamento de Escuteiros 1330 de São Brás de Alportel, com o apoio da Associação IN LOCO, do Grupo “São Brás a Caminhar” e do Grupo de Amigos da Aldeia – Comunidade de Parises.

Mais Artigos