Entre saltos, gritos e cânticos, ouviu-se: “Campeões! Campeões! Nós somos campeões!” Adeptos, a pé e em viaturas, exibiram bandeiras e cachecóis do Sporting Clube de Portugal, em festejos sem registo de incidentes. Mas também houve quem se deslocasse ao centro de Lagos só para ver o ambiente.
José Manuel Oliveira
“Campeões! Campeões! Nós somos campeões!” Foi o que mais se ouviu, entre gritos, cânticos, saltos e buzinadelas de viaturas, além de tochas, vermelhas e verdes, petardos e fumos, ao final da tarde de sábado, dia 17 de Maio, na Avenida dos Descobrimentos, em Lagos, entre a praça de táxis e o edifício do tribunal, onde se concentraram mais de 150 pessoas para comemorar o título nacional do Sporting Clube de Portugal no principal escalão do futebol português na época de 2024/25.
Três agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) estiveram presentes no local, de forma a garantir que decorressem sem incidentes os festejos dos adeptos do Sporting, após a vitória por 2-0 frente ao Vitória de Guimarães, em Lisboa, no último jogo da Liga Portuguesa de futebol sénior masculino. Ao conquistar o título, o Sporting Clube de Portugal tornou-se bicampeão nacional, o que não acontecia desde 1953.
Uma bandeira de Portugal entre bandeiras do Sporting
Pouco depois do final do jogo, foram lançados foguetes em Lagos, enquanto numa parte da Avenida dos Descobrimentos, como pôde verificar o ‘Litoralgarve’ no local, a festa chegou a juntar mais de centena e meia de pessoas, entre homens e mulheres, além de algumas crianças, com camisolas e cachecóis do Sporting. Muitos adeptos desfraldavam bandeiras do clube. Num passeio a poucos metros da zona onde se situa o Tribunal de Lagos, via-se, também, a bandeira de Portugal, erguida por uma senhora.
Avaria obriga carro a parar e provoca fila com mais de duas dezenas de automóveis. Agentes da PSP ajudaram a empurrar o veículo, para não perturbar o trânsito
Desde a praça de táxis em direção à Praça do Infante Dom Henrique, o trânsito de viaturas processava-se sem filas, com alguns motociclistas a fazerem questão de acelerar em alta velocidade, perante o olhar de três agentes policiais, que até não escondiam alguma surpresa.
Do outro lado da avenida, em frente à zona marítima, surgiram, a certa altura, mais de duas dezenas de carros em fila. Tal ficou a dever-se, como verificámos, a um carro branco, que ficou parado, devido a uma avaria, e do qual saíram vários ocupantes para o empurrarem, com o apoio de agentes da PSP, a fim de controlar o trânsito na zona. Já condutores de outros carros, alguns dos quais sem nada a ver com os festejos, decidiram fazer ultrapassagens no local, sem problemas.
Tochas vermelhas, petardos e fumo. Mais tarde, com mais petardos, houve fumo, desta verde de outras de tochas
Em três carrinhas de caixa aberta, viam-se, sobretudo, jovens aos saltos e aos gritos “Somos campeões!”, o que ia contribuindo para contagiar o ambiente de euforia a muitas pessoas, com bandeiras e cachecóis do Sporting Clube de Portugal, que entraram nos festejos.
A determinada altura, a zona ficou iluminada com tochas vermelhas, de que resultou fumo espalhado no local, além de se terem ouvido petardos. Algumas pessoas até se encolheram, com receio de serem atingidas. Pouco depois, houve fumo, desta vez verde de mais uma tocha, situação que se repetiu.
“Limpinho, limpinho”, lia-se numa carrinha de caixa aberta. Nalgumas blusas dos adeptos, estava escrito o nome do avançado internacional sueco Gyokeres, com 39 golos na Liga de Portugal, da qual se sagrou o melhor marcador
Noutra carrinha de caixa aberta, podia ler-se: «Limpinho, limpinho». Gritos «Sporting! Sporting!» e cânticos «Campeões! Campeões! Nós somos campeões!» era o que mais se ouvia na Avenida dos Descobrimentos, à passagem de viaturas. Um motociclista decidiu entrar na festa, usando um capuz, cobrindo parte do rosto, com a figura da cabeça de um leão. Nalgumas blusas dos adeptos, estava escrito o nome do avançado internacional sueco Gyokeres, que contribuiu para o título do Sporting, com 39 golos na Liga de Portugal, da qual se sagrou o melhor marcador.
No meio dos festejos, uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Lagos saiu do quartel e atravessou a Avenida dos Descobrimentos, com as luzes ligadas, som de emergência e marcha de urgência. Mas nada teve a ver com a animação dos adeptos leoninos no local.
“Para a semana há mais! Contamos com a ‘dobradinha”- dizia-nos um jovem, numa alusão ao jogo da final da Taça de Portugal, entre Benfica e Sporting, no próximo domingo, dia 25 de Maio, no Estádio Nacional, no Jamor, em Oeiras
As escadas de acesso ao edifício do Tribunal de Lagos serviram de ‘bancada’ para algumas pessoas assistirem, de forma discreta, à festa dos adeptos do Sporting. A poucos metros de distância, num espaço coberto, situado nas traseiras dos CTT, três homens também acompanhavam, serenamente, o ambiente.
“Para a semana há mais! Contamos com a ‘dobradinha’ ”- dizia-nos um jovem, referindo-se à final da Taça de Portugal, entre Benfica e Sporting, no próximo domingo, dia 25 de Maio, à tarde, no Estádio Nacional, no Jamor, em Oeiras.
A partir das 21h00, houve momentos em que os festejos começaram a se desvanecer e quase sem barulho
A euforia dos adeptos do Sporting Clube de Portugal começou de algum modo a desvanecer-se a partir das 21h00 e até chegou a haver momentos em que, apesar da concentração, ainda, de muitas pessoas naquela zona da Avenida dos Descobrimentos, quase nem se ouvia barulho. Contudo, pouco depois, com mais viaturas e buzinadelas, o ambiente tornou a aquecer. Pelo meio, também se viam adeptos com garrafas de espumante e outros com cervejas. Mas, depois, aos poucos e poucos, as pessoas foram-se desmobilizando.
Sede do Núcleo do Sporting Clube de Portugal, em Lagos, esteve fechada
Em dia de comemoração do bi-campeonato, a sede do Núcleo do Sporting Clube de Portugal, em Lagos, situada na Rua da Oliveira, teve a porta fechada. Pouco antes das 22h00, passou no local uma ambulância, que ficou parada, a poucos metros, junto a bares. Mas por pouco tempo. “Sporting! Sporting!», gritou alguém a certa altura.
Foguetes depois da meia-noite e mais após as 06.00 horas da manhã
Depois da meia-noite, houve, durante alguns minutos, foguetes em Lagos, situação que se repetiu, mas por menos tempo, cerca das 06h.10m., ao romper do dia deste domingo,18 de Maio. Muitos adeptos do Sporting Clube de Portugal aproveitam, agora, para celebrar o segundo título nacional consecutivo do principal escalão do futebol português, através de convívios, almoços e jantares com amigos.