Festa do Basquetebol, que se realiza pela décima vez em Albufeira

Arrancou, ontem, a maior competição federada de basquetebol juvenil do País. A Festa do Basquetebol, que se realiza pela décima vez em Albufeira, trouxe até ao concelho mais de um milhar de pessoas, entre atletas e pessoal técnico. Os jogos começaram hoje nos vários pavilhões desportivos do concelho e terminam no próximo dia 16 de abril. Este ano, pela primeira vez, as fases finais da competição acontecem em dias distintos, no Pavilhão Municipal de Albufeira, permitindo que os quatro momentos de destaque da competição possam ser acompanhados por todos. José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, discursou na Cerimónia de Abertura, na Praça dos Pescadores e garante que “estes vão ser seis dias de intensidade desportiva, de convívio e seguramente de muita amizade”.

Está de regresso aquela que é a maior competição de basquetebol juvenil federado. De 11 a 16 de abril, Albufeira volta a receber mais de um milhar de atletas desta modalidade desportiva, naquele que é o evento de maior relevância a nível nacional para os novos talentos do basquetebol português.

A Cerimónia de Abertura da Festa do Basquetebol Juvenil Albufeira 2023 aconteceu, ontem, às 18h30, na Praça dos Pescadores e encheu o espaço com cor e alegria, depois do desfile dos 852 atletas das 71 seleções de todo o país, que se iniciou no Largo Engenheiro Duarte Pacheco e passou por algumas das ruas mais emblemáticas da cidade.

O juramento da Cerimónia de Boas-Vindas contou com as presenças em palco da atleta Jéssica Reis (AB Aveiro) em representação de todos os participantes; do árbitro Guilherme Chust (AB Leiria); de Cláudia Fialho (AB do Algarve) mãe de um dos jovens talentos algarvios e do coordenador Nacional de Ética no Desporto, José Carlos Lima, que definiu o evento como “uma celebração dos valores do desporto”, destacando o “FairPlay, a gratidão e a amizade”.

Manuel Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), considerou o evento como “o maior e mais gratificante momento para o basquetebol juvenil português” e agradeceu o “apoio inestimável da Câmara Municipal de Albufeira e dos albufeirenses pela sua hospitalidade e boa disposição”. O presidente da FPB surpreendeu a plateia quando chamou ao palco Mery Andrade, uma das embaixadoras do basquetebol português, com 129 internalizações e, atualmente, treinadora adjunta de uma equipa da NBA.

José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, enalteceu a presença e o apoio dos pais garantindo que esta é sem dúvida “a festa da família, da união, do desporto e da juventude”. O autarca apelou ainda ao FairPlay, ao convívio e socialização com respeito e à amizade. “O desporto é importante fisicamente, mas existem outros valores que são transmitidos pela prática desportiva que são igualmente fundamentais para o desenvolvimento destes jovens”, referiu o edil. O presidente concluiu o seu discurso confirmando que “a Festa do Basquetebol é, com toda a certeza, uma forma de valorizar o desporto e o Turismo Desportivo e, simultaneamente, ampliar o reconhecimento do concelho, da marca Albufeira e do desenvolvimento económico concelhio.”

Mais Artigos